Brasília: comitiva criciumense busca recursos para pista de atletismo da Unesc
Representantes da cidade foram recebidos pelo ministro do Esporte André Fufuca
Buscar recursos para a construção de uma pista de atletismo, nos padrões internacionais e que possa sediar eventos mundiais, na Unesc. Esse foi o principal objetivo da comitiva criciumense que esteve em Brasília, nesta semana. O grupo foi formado pelo vereador Nícola Martins; pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, deputado federal Ricardo Guidi; pela reitora da universidade, Luciane Ceretta; pela pró-reitora Gisele Coelho Lopes e pelo coordenador do Curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, além de acompanhado pelo deputado federal Darci de Matos e pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo e medalhista olímpico, Edson Luciano.
Todos foram recebidos pelo ministro do Esporte André Fufuca, e, de acordo com o vereador Nícola, foi uma audiência bastante positiva. “A presença dos deputados catarinenses e um telefonema do senador Espiridião Amim, que reforçou a importância da pauta, estimulou que Fufuca já garantisse parte dos recursos, pelo próprio ministério, para a obra que, inicialmente, está avaliada em cerca de R$ 6 milhões”, relata. Ele ainda conta que o ministro se colocou à disposição para auxiliar a fim de que a captação de parte do recurso também seja feita por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. “E também devemos isso ao criciumense de coração, o Edson Luciano. Ele falou da importância da cidade e que poderíamos passar a receber eventos chancelados pela Confederação Brasileira de Atletismo”, complementou Nícola.
Ricardo Guidi, que já se comprometeu a destinar recursos de emendas parlamentares, já articula mais valores com os demais deputados e empresários da região, faz questão de mencionar que a pista vai trazer não somente a promoção ainda maior do esporte. “Vai atrair grandes eventos, movimentar a economia e nos colocar em destaque nesse cenário esportivo, que cresce a cada dia”, prevê o deputado e secretário, recordando que a primeira pista de Santa Catarina, com essas características, foi construída por seu pai em Criciúma, o ex-prefeito Altair Guidi, há mais de 40 anos. A comitiva ainda presenteou o ministro Fufuca com a camisa do Criciúma Esporte Clube.