Notícias de Criciúma e Região

Núcleo do Terceiro Setor da Acic celebra resultado do Dia de Doar

Campanha Doa Criciúma arrecadou quase 2,3 mil itens, entre gêneros alimentícios, materiais de limpeza, descartáveis e produtos de higiene, além de R$ 3,2 mil 

Quase 2,3 mil itens doados, entre gêneros alimentícios, materiais de limpeza, descartáveis e produtos de higiene, e R$ 3,2 mil arrecadados em dinheiro. Esse é o saldo parcial da campanha Doa Criciúma, liderada pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) em celebração ao Dia de Doar.

“Foi um (projeto) piloto, por ser o primeiro ano da campanha, e foi maravilhoso. Esperamos que a campanha entre para o calendário oficial do município e, mantendo a adesão do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor, da sociedade civil organizada, das instituições de ensino, das pessoas, podemos a cada ano produzir um movimento diferente de transformação, por meio das causas sociais que defendemos”, entende a coordenadora do Núcleo, Shirlei Monteiro.

Em sua avaliação, a campanha vai produzir uma nova cultura, associando as causas da cidade e trabalhando pela coletividade, a essência do associativismo.

“A Acic crê que as pautas coletivas são muito mais impactantes e geram muito mais transformação e resultados bem positivos para o desenvolvimento sustentável e não é diferente para o Núcleo do Terceiro Setor. Nós precisamos entender a importância de tornar as nossas pautas coletivas, para gerar um olhar mais positivo da sociedade”, acrescenta.

Apoio

Segundo a coordenadora, o apoio, a articulação e toda a infraestrutura que a Acic colocou à disposição da campanha foi fundamental para o êxito da iniciativa, alcançando uma mobilização que reuniu entidades, instituições, empresas, poder público, comunidade e veículos de comunicação.

“Foi muito lindo ver todos os veículos de comunicação envolvidos numa campanha como essa. É um paradigma novo na cidade. Só temos gratidão, à imprensa, aos doadores, à Acic, à Unesc, que patrocinou a campanha, à CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), aos parceiros, à Prefeitura e à Câmara de Vereadores”, declara Shirlei.

Parceiro da campanha, o Nações Shopping disponibilizou um ponto de arrecadação. “Estamos orgulhosos em participar de uma iniciativa que une 17 entidades essenciais do cinturão de proteção de Criciúma. Essa colaboração, liderada pelo núcleo da Acic, vai além da simples parceria entre instituições; é uma verdadeira união da nossa população em prol do bem coletivo. A solidariedade e o apoio mútuo são essenciais para enfrentar desafios sociais”, considera Mário Soratto Gaidzinski, superintendente do empreendimento.

Arrecadação continua

Uma mobilização em torno da campanha já havia ocorrido no dia 11 de novembro, recolhendo doações em cinco regiões de Criciúma, em parceria com os núcleos de lojistas e com a CDL. Na última sexta-feira, 24, os donativos foram recolhidos em empresas que aderiram à campanha, em postos de arrecadação e na ação em frente aos supermercados da região.

Mas quem não contribuiu ainda pode fazer sua doação, de alimentos, produtos de higiene e limpeza, nos pontos de coleta na Acic e na Unesc, até esta sexta-feira, 1º de dezembro. Também podem ser doadas quantias em dinheiro. Nesse caso, exclusivamente pelo Pix, chave: [email protected], que continuará disponível.

Todas as doações serão revertidas às 17 organizações sociais que compõem o Núcleo do Terceiro Setor da Acic e, juntas, atendem mais de 30 mil pessoas. “Estamos chegando perto do Natal e, nesta época, a solidariedade se renova e se fortalece. Ao mesmo tempo, a demanda das instituições se intensifica. Por isso, a campanha é um convite a fazer o bem e colaborar com esse trabalho tão significativo do Terceiro Setor”, observa a presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Você também pode gostar