Com programação regionalizada, XVI Vindima Goethe será pré lançada em dezembro
A edição de 2024 contará com eventos nos municípios de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans que fazem parte dos Vales da Uva Goethe
Brindemos juntos à XVI Vindima Goethe 2024, esta é a proposta das vinícolas que fazem parte da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). A programação é organizada durante o período de colheita e em 2024 acontecerá de 13 a 28 de janeiro nas vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin.
Esse período é um tributo ao fruto único, típico e raro da Uva Goethe, à riqueza do território, à tradição e à cultura dos imigrantes. ”A Progoethe está fazendo esse movimento bacana para aproximar as cidades onde também tem vinícolas e parreirais de uvas Goethe, assim valorizamos o território e damos ainda mais importância para essa nossa uva e esse nosso vinho, que só tem aqui na nossa região” ressalta o vice-presidente da Progoethe, Guilherme Facanali Bianchini.
Pré lançamento
Para celebrar o território da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, a próxima edição da Vindima será regionalizada. O pré-lançamento em Cocal do Sul, dia 8 de dezembro, marca o início dessa jornada, com um evento na Praça Coberta Mariza Terezinha Burigo Pagnan e a divulgação em primeira mão da programação do Festival. “Para nós é uma honra participar da Vindima junto com os demais municípios da Uva Goethe. Esse evento é importante para a divulgação da região, das nossas vinícolas e de todos os municípios que participam dos vales da Uva Goethe. Isso, sem sombra de dúvida, promove os municípios, as vinícolas, os agricultores e o turismo enogastronômico,” destaca o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri.
A colheita simbólica programada para a imprensa, autoridades e convidados será realizada na Vinícola Bianco, em Orleans, 10 de janeiro, com apoio da Prefeitura e da Unibave.” Para Orleans é uma honra sediar a abertura da Vindima Goethe 2024 em um evento tão esperado. Não tenho dúvida que a ação reforçará ainda mais o caminho que a cidade trilha que é promover nosso município e a região dos Vales da Uva Goethe ao status de Destino Turístico Nacional, e até internacional, fortalecendo ainda mais este segmento que cresce a cada ano”, diz Débora Legnani Comunicação e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Orleans.
Missa
No dia 19 de janeiro, a tradicional missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Logo após a celebração, será realizada a Vindima in Festa, um evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. ” Nós nascemos com o nome Vales da Uva e Vinho Goethe, quando iniciamos eram oito vinícolas associadas, hoje somos seis vinícolas associadas, o outro grande sonho meu é trazer ,unir todo os vales ,pois para mim unidos seremos mais fortes,”disse o diretor de Turismo de Urussanga, Gilmar Trevisol.
Com apoio do Sebrae e Epagri, o Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI, em 2012.A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense, compreende os municípios de: Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Içara, Orleans, Treze de Maio e Nova Veneza e Içara. Os vinhos são elaborados com uvas da variedade Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.