Deputada destaca a importância do Programa Defesa Civil na Escola
Em comemoração dos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola, na Alesc, uma Mostra Cultural está exposta na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho / Foto: Vicente Schmitt / Agência AL
Durante a abertura de exposição dedicada aos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola, na terça-feira, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a deputada Paulinha parabenizou a equipe da Secretaria de Estado pela dedicação em realizar o programa e ampliar para mais escolas. Além disso, reforçou que o programa tem muita relação com a segurança escolar: tanto porque os estudantes aprendem a seguir protocolos em casos de eventos extremos quanto pelos valores que são ensinados. A exposição conta com livros, materiais didáticos e documentos usados no projeto ao longo da última década.
Missão é levar a paz nas escolas
A deputada evidenciou que esse é um programa extraordinário que ajuda a construir cidadania, que acolhe as crianças e as conduz para lidar com situações de desastre. E também traz uma série de valores que são importantes para a formação das pessoas, como o civismo, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Temos que reconhecer e agradecer pelo trabalho feito pelos técnicos da Defesa Civil. Paulinha alertou ainda que a segurança e paz nas escolas se tornou uma missão pessoal após a tragédia na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, onde quatro crianças morreram. Ela integra a coordenação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg), que inclui mais de 20 entidades para elaboração de um plano com ações para combater a violência escolar em Santa Catarina.
O programa
O Programa Defesa Civil na Escola, inédito no Brasil, tem como objetivo capacitar professores e estudantes para atuarem de forma compartilhada na gestão de riscos e desastres. Desde o início, quando era um projeto piloto em poucas escolas catarinenses, o programa já impactou mais de 38 mil alunos em 209 municípios, envolvendo 643 escolas e 625 professores. Entre os valores, formar cidadãos capazes de lidar com situações de risco, evitando perdas materiais e, acima de tudo, protegendo vidas. A comemoração dos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola continuará com a Mostra Cultural, que segue na Galeria até o dia 23 de novembro.
Homenagem da Alesc aos 25 anos da Unifacvest
Ao trazer na coluna deste sábado, temas ligados à educação, não poderia deixar de registrar outro fato importante que vem sendo vivenciado em Lages. Distante dos grandes centros, mas que aos poucos tem ganhado destaque em todo o país, ainda mais envolvendo uma instituição privada de ensino. Sendo assim, está agendada para o próximo dia 21 de novembro, uma Sessão Especial, às 15 horas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para render homenagem ao reitor da Unifacvest, Geovani Broering, devido à passagem dos 25 anos do aniversário da Instituição. A proposição é do deputado Lucas Neves (Podemos). O evento acontece no Plenário Deputado Osni Régis, junto ao Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. É uma distinção plenamente merecida. Meu contexto não tem caráter publicitário.
Outro registro
No último dia 10 de novembro, em Lages, a Câmara Municipal também realizou uma sessão solene, pela passagem dos 25 anos da Instituição. Na ocasião foi outorgado o título de Cidadão Lageano ao reitor Prof. Dr. Geovani Broering. O evento, na ocasião, ocorreu no Teatro da Instituição, e esteve completamente lotado. A proposição, foi do vereador Heron Handerson Souza. Diversos outros vereadores estiveram presente no ato.
Distinção merecida
São momentos marcantes na vida de Giovani e da Instituição. Para quem já teve oportunidade de concluir um curso superior ou está estudando, saberá a razão das homenagens. Atualmente, a Unifacvest conta com uma das melhores estruturas do país, e não para de se desenvolver. Para se ter ideia, é a oitava nacionalmente em número de alunos e a primeira das universidades privadas no conceito máximo no MEC. Portanto, fica o registro, de mais esta justa homenagem a ser concedida a Giovani Broering, desta vez, para que todo o Estado de Santa Catarina possa ver, a importante trajetória do professor e da Instituição, no Estado. Méritos ao deputado Lucas Neves pela proposição.
Contato com a coluna: [email protected]