Notícias de Criciúma e Região

Conheça a Cachoeira do Lageado em Paulo Lopes

No interior de Paulo Lopes se esconde uma cachoeira pouco conhecida, de uma antiga estrada que atualmente só passa trilheiros e caminhantes.

A trilha é considerada de leve a moderada, já que tem que ter certo condicionamento físico, até porque ela tem cerca de 11 km de distância, ainda há muito barro na estrada e facilmente a estrada fica escorregadia da trilha, então, sua botinha vai sujar.

Ainda faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, não é cobrada entrada, e sua grande vantagem é que pouca gente conhece e esse paraíso fica quase que exclusivo para quem visita. 

Até chegar na cachoeira há alguns rios para atravessar, por isso nunca indicamos ir sozinhos porque pode se perder facilmente.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Nós do Sul em Trilhas faremos essa aventura no interior de Paulo Lopes, com transporte saindo de Tubarão no dia 26/11.

A inscrição pode ser feita nesse link: https://forms.gle/NR9JPLUppF4iyuS1A

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

Você também pode gostar