Notícias de Criciúma e Região

Após inverno quente, inicia a primavera; veja como será a estação das flores

A primavera iniciou na madrugada deste sábado, dia 23

Está chegando a época mais colorida do ano. A partir das 3h50 deste sábado, dia 23, inicia a Primavera, a estação das flores. E as temperaturas mais quentes do que a média histórica devem continuar. Tendo em vista a influência do fenômeno El Niño. Formado nas águas mais quentes do oceano pacífico, o fenômeno influencia o tempo no mundo.

“A primavera será mais quente com chuva normal, até um pouco acima da média, especialmente, em outubro”, comenta o climatologista da Epagri, Márcio Sônego. “Em outubro a temperatura média deve ser de 1 a 2ºC acima da média histórica aqui na nossa região. A primavera como um todo tem temperaturas que começam, em média, com 17ºC em setembro e acabam com 23ºC em dezembro. É esperado 1ºC acima da média histórica em cada mês da primavera e a chuva um pouco mais acima do que o normal, especialmente, em outubro que vai estar 25% acima da média histórica para a época do ano. Aí novembro e dezembro chove mais que a média, mas não tanto”, detalha Sônego.

Inverno sem frio

O inverno que chega ao fim foi marcado por altas temperaturas e chuva. No Litoral Sul, houve o registro de apenas três geadas, ocorridas em agosto. Segundo Sônego, o mês de julho registrou 4ºC acima da média histórica para o mês. As menores temperaturas na região ocorreram nos dias 26,27 e 28 de agosto.

“Nestes três dias houve formação de geada e apenas em áreas específicas como em Belvedere, em Urussanga, com 400m de altitude.  Únicas três geadas que temos notícia neste ano aqui no Litoral Sul. O inverno, de maneira geral, foi mais quente que a média histórica, chuvas adequadas em junho e julho, chuva abaixo da média em agosto e em setembro tivemos um evento da queda de chuva no início do mês nos dias 3,4 e 5 com precipitação acima dos 100mm na região”, analisa o climatologista.

No mês de junho, segundo Sônego, a temperatura média ficou 1,3ºC acima da média histórica. A temperatura mais baixa registrada no Litoral Sul foi de 4,4ºC.  Já em julho foi registrado 4ºC acima da média histórica para o mês. Da mesma forma em agosto, com 1,1ºC acima da média histórica. “Não tivemos frio intenso”, finaliza o climatologista.

 

 

 

 

Você também pode gostar