Alunos de Criciúma são recebidos em galeria de arte e se encantam com técnica de tecelagem
Estudantes da Escola São Cristóvão conversaram com a artista Elke Hülse
Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental São Cristóvão tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira, 11. A aula para cerca de 60 estudantes do terceiro, quarto e quinto ano da escola ocorreu na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a presença da artista Elke Hülse.
Por mais de uma hora, a artista que expõe a Mostra Eu & Você & Elas/Eles contou aos estudantes um pouco de sua história e da técnica de tecelagem. O tear da artista, que também está exposto na galeria, encantou os estudantes que fizeram muitos questionamentos.
Desde 2003, Elke Hülse que é mestre em Teoria da História da Arte e já participou de exposições em diversos países, ministra aulas de tapeçaria. “Esse momento com os estudantes é muito importante, especialmente para que eles apurem o seu olhar sobre a arte. Vivemos um momento de excesso de informações e, quando estamos num espaço como uma galeria de arte, conseguimos focar e aguçar nossos pensamentos e interesses”, destaca.
Para a professora de Artes, Isabel Antunes, esse é um ambiente de muito conhecimento. “A oportunidade de conhecer uma galeria de arte e também um artista é muito motivador para os alunos. Além disso, a técnica da artista é extremamente interessante e despertou o interesse. Realizar um trabalho manual nos tempos atuais, quando a tecnologia domina, é algo que chama a atenção. Tenho trabalhado muito em sala de aula o artesanato e as técnicas manuais, coincidentemente estamos estudando o tema da ‘mulher rendeira”, disse ela.
Aluno do quarto ano, Henrique Valgoi de Almeida conta que é a primeira vez que visita uma galeria. “Nem imaginava como seria e pensei que encontraria quadros como a da Mona Lisa. Achei os trabalhos da artista Elke muito bonitos e criativos”, disse ele. Outra criança que confessou nunca ter visitado uma galeria foi Matheus Maximiliano. ““Aprendi muitas coisas hoje. Nunca tinha visto trabalhos como esses. Eu amei”, disse ele que também estuda no quarto ano.
Conforme a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, com a visita dos estudantes, o Projeto Cultura Acic cumpre um de seus papéis. “ Que é a divulgação e a disseminação da arte”, ressalta.
As obras que compõem a Mostra Eu & Você & Elas/Eles ficarão expostas na galeria de arte da Acic até o dia 25 de setembro, com acesso gratuito.