Segurança na Álvaro Catão e outras ruas será alvo de discussão na Câmara
Importante via de ligação até o centro do município costuma registrar acidentes em diferentes períodos em Criciúma
A segurança nas estradas de Criciúma será alvo de debate nesta segunda-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores de Criciúma. Isso porquê será votado o requerimento 452/2023 de autoria da vereadora, Giovana Mondardo (PC do B). A sessão ocorre a partir das 17h e tem transmissão ao vivo pela internet, via youtube, no site www.youtube.com/camaracriciuma.
O requerimento 452/2023 solicita que o departamento municipal de trânsito informe sobre estudo ou planejamento para contribuir com a diminuição das ocorrências.
Segundo a vereadora, a intenção do requerimento é propor melhores condições para todos. “Estamos apresentando o documento na Câmara e com a aprovação, que seja encaminhado para que possamos ter respostas e soluções para esses dois trechos que costumam registrar muitas ocorrências no nosso município”, destacou Giovana.
Rua Álvaro Catão
A rua Álvaro Catão, importante elo de ligação entre o centro e bairros de Criciúma, é uma via com fluxo intenso de veículos. Nas últimas semanas, diferentes ocorrências estão sendo registradas no local, além de contribuir com a lentidão do trânsito, contribui para a falta de segurança dos comerciantes e moradores da localidade. Diante disso, eles solicitam mais fiscalização na rua, para que essas ocorrências diminuam.
Uma solução debatida pelos comerciantes, seria a instalação de uma faixa de elevação ou de uma lombada eletrônica. “A rua Álvaro Catão é muito movimentada e na última semana presenciamos alguns acidentes, onde o trânsito fica lento e com as altas velocidades, os clientes costumam ter dificuldade de acessar o comércio local com medo de se envolverem em acidentes”, explicou a advogada Tairini Barbosa.
Nos últimos dias, foram ao menos duas colisões, com uma grave, mas a rua já é conhecida por ocorrências deste tipo. “Os comerciantes e moradores estão unidos e queremos uma solução para propor tanto a segurança dos pedestres e motoristas, mas também de que nossos clientes possam acessar os estabelecimentos sem qualquer dificuldade”, explicou.
Problema antigo
Na área central, uma outra via também sofre com constantes ocorrências. O cruzamento das ruas Acácio Moreira com a Itajaí, em proximidade ao Foquinha Vidros (apenas referência) costuma registrar diferentes acidentes, onde comerciantes e moradores também se preocupam com o fluxo do cruzamento. Na última semana, um capotamento foi registrado no local, onde exigiu a ajuda para socorrer o motorista.