Milhares de ‘peixes-pênis’ são encontrados em praia
Espécie curiosa, que pode ter entre 10 e 30 centímetros, também é consumida na culinária de partes da Ásia, como na Coreia do Sul e na China
Um fenômeno inusitado apareceu na cidade de Rio Grande, na Argentina, e chamou a atenção de pescadores, banhistas e internautas, na última segunda-feira, 17. Centenas de “peixes-pênis” foram vistos em uma praia na cidade costeira da Argentina. O apelido é justamente por conta do formato desses animais, cilíndricos com uma cor rosada.
As imagens dos “peixes-pênis” foram compartilhadas nas redes sociais por um morador da região, e rapidamente viralizaram.
Segundo informações da Rádio Fueguina, da Argentina, os “peixes-pênis” são vermes que servem de alimento para tubarões, lontras, gaivotas e outros peixes, sendo muito utilizados para a pesca.
Em geral, esses vermes vivem embaixo da areia em praias, e medem cerca de 8 centímetros de comprimento e de 2 a 3 centímetros de diâmetro. Entretanto, eles podem ficar a mostra em situações de fortes chuvas. Pescadores locais costumam se aglomerar nas praias para coletá-los, já que servem como uma boa isca — e atraem principalmente o peixe robalo.
Na Coreia do Sul, a iguaria é conhecida como “gaebul” e pode ser comida crua ou com um tempero simples composto por sal, óleo de gergelim e pimenta. Os vermes se alimentam de detritos orgânicos que ficam depositados no fundo do mar, e não oferecem perigo para os humanos.
Devido ao seu formato semelhante ao pênis, alguns acreditam que a carne dele contenha propriedades afrodisíacas. No entanto, a crença não possui evidência científica.