Com um a menos, Tigre perde e deixa escapar liderança
Criciúma foi derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo de Ribeirão Preto, na noite desta segunda-feira, dia 17, em São Paulo
O Tigre dependia apenas da vitória para reassumir a liderança da série B do Brasileiro, mas em um jogo de poucas finalizações, marcado por cartões e a expulsão de um de seus atacantes, além de um lance polêmico de impedimento logo no início da partida, envolvendo Fabinho, acabou derrotado pelo Botafogo de Ribeirão Preto, na noite desta segunda-feira, dia 17, em São Paulo. A partida, que abriu a 18ª rodada da competição, no estádio Santa Cruz, quebrou também a sequência de jogos sem derrota do tricolor, mas ainda mantém o time carvoeiro no G4 e viva esperança de acesso, assim como a briga pelo título. O tricolor segue com 34 pontos e momentaneamente na vice-liderança.
Com invencibilidade de seis jogos, sendo quatro delas fora de casa, o Criciúma chegou embalado no interior paulista, mas nos primeiros minutos sofreu certa pressão da equipe mandante. Aos 10 saiu uma boa oportunidade para o time de Chamusca: Luiz Henrique cobra rasteiro e, em bola cruzada na área, Salatiel manda de cabeça nas mãos do goleiro do Tigre. Por outro lado, o Criciúma tentava construir o ataque detendo mais a posse de bola, entretanto com poucas finalizações.
O Pantera investia em bolas de velocidade e isoladas. Aos 30, o meia Luiz Henrique faz boa cobrança de falta no alto do canto direito de Gustavo, mas a bola sobe mais que o previsto e vai para fora, levando perigo.
O Tigre não conseguia se apresentar ofensivamente e teve uma grande oportunidade somente aos 31 minutos. Felipe Matheus é lançado por Claudinho na esquerda. O atacante sobe sozinho e cabeceia, desequilibrado, para fora. A bola passa no canto esquerdo de Matheus Albino. No minuto seguinte, Marquinhos Gabriel bate cruzado na entrada da área pela esquerda e o goleiro do Pantera segura. Aos 45, Claudinho faz tabela com Rômulo pela direita, sai cara a cara com Matheus Albino e bate cruzado. A bola passa muito perto do gol pela esquerda. O jogo esquentou nos momentos finais da primeira etapa, mas os times desceram para o vestiário sem assinalar.
Segundo tempo
As equipes voltaram para a etapa complementar sem alterações e o início foi semelhante ao começo da partida, com o Tigre levando susto. Logo aos dois minutos, o volante do Pantera, Guilherme Madruga, é encontrado por Salatiel na entrada da pequena área pela esquerda. Ele bate de esquerda, rasteiro, e a bola passa perto da trave direita de Gustavo. Diferente do primeiro tempo, o Criciúma respondeu rápido. Aos seis minutos, Vizeu sai em velocidade na ponta direita, mas, de carrinho, o zagueiro Márcio manda para escanteio.
Aos nove, o time do interior paulista devolve. Osman acha Luiz Henrique na esquerda, que cruza para Salatiel. O camisa nove finaliza para fora de dentro da área sob forte marcação do Criciúma. Aos 11 minutos, Fabinho é lançado no ataque, mas o bandeirinha assinala impedimento. O atacante chegou a driblar Matheus Albino e bater para o gol, mas a jogada já estava parada. O lance gerou muita polêmica e contestação do time carvoeiro.
O jogo seguia disputado e aos 22 minutos o Criciúma perdeu um de seus atacantes, com a expulsão de Fabinho. De início, arbitragem havia dado amarelo no jogador por falta em Lucas Dias. Depois, o jogador se envolveu em confusão com jogadores do Botafogo e foi expulso. O Pantera passou a investir em bola parada e foi assim que abriu o placar no estádio Santa Cruz. Aos 29 minutos, após cobrança do terceiro escanteio seguido, Osman sobe mais que todos na área e, de cabeça, no lado direito, no alto, abre o placar no Santa Cruz. A bola ainda toca no chão e no travessão antes de morrer na rede. Após sofrer o gol, o Tigre, após uma série de alterações, e tentou reagir mas acabou derrotado por 1 a 0.
Botafogo (SP)
Matheus Albino; Thassio, Lucas Dias, Márcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Guilherme Madruga, Osman (Gustavo Xuxa), Luiz Henrique (Pedro Rodrigues), Lucas Cardoso (Diego Silva); Salatiel.
Cartões: Tárik (amarelo), Márcio Silva (amarelo), Osman (amarelo)
Técnico: Marcelo Chamusca
Criciúma
Gustavo, Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Walisson Maia, Marcelo Hermes; Léo Costa (Crystopher), Rômulo, Marquinhos Gabriel (Welinton Torrão); Fellipe Mateus (Canesin), Vizeu (Tiago Marques) e Fabinho.
Cartões: Marquinhos Gabriel (amarelo), Wallisson Maia (amarelo), Fabinho (vermelho), Rômulo (amarelo)
Técnico: Cláudio Tencati
Botafogo (SP) 1 x 0 Criciúma
Local: Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP)
Hora: 20h
Arbitragem:
Árbitro: Lucas Paulo Torezin(PR)
Árbitro Assistente 1: Ivan Carlos Bohn (PR)
Árbitro Assistente 2: Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
Quarto Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)
Árbitro de Vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)