Notícias de Criciúma e Região

Conheça a trilha mais bonita de Bombinhas, SC

A trilha do Morro do Macaco é considerada a mais bonita de Bombinhas, pela belíssima vista que oferece.

Se tem um lugar que me surpreendeu foi Bombinhas, em Santa Catarina. Passamos uma semana por lá para conseguir conhecer bem cada cantinho e voltamos apaixonados. São muitas praias incríveis (algumas delas com Bandeira Azul), um mar clarinho que chega a doer os olhos, bom comércio e restaurantes maravilhosos.

A trilha que começa no Canto Grande leva ao topo de uma montanha que oferece diversos mirantes. Lá do alto se tem vistas de várias praias de Bombinhas: Praia da Conceição, Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Morrinhos e Zimbros. A trilha tem aproximadamente 1,2 km de extensão e leva de 30 a 40 minutos para subir. Como todo trajeto é subida, em alguns pontos mais íngremes, torna-se um pouquinho cansativa. Porém, depois, a descida é bem tranquila.

A vista lá do alto é fantástica e recompensa o esforço. São 191 metros de altitude, com vista panorâmica em 360º. Lá do alto dá para visualizar várias praias de Bombinhas e até mesmo municípios vizinhos, como Governador Celso Ramos.

O Parque Natural Municipal do Morro do Macaco foi criado através da Lei Municipal Nº 113/94 e incorporado ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação do Parque Natural do Morro do Macaco (ZUC PNMM), com o intuito de conservar e proteger a região do Morro do Macaco e Ilha do Amendoim/Macuco. O Parque está localizado no bairro de Canto Grande, na porção mais ao sul do município, e atualmente aguarda a elaboração de um Plano de Manejo que possa nortear o uso e ocupação do solo. A manutenção do PNMMM é realizada pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – Famab, por meio dos recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e das compensações ambientais.

O local abriga importantes ecossistemas naturais e propicia atividades científicas, de educação ambiental e de turismo ecológico. O Parque possui diversos mirantes naturais e pontos com vistas panorâmicas, em que se destacam o topo do Morro do Macaco (191 m de altura – visita gratuita) e o Mirante Eco 360º (218 m de altura – visitação paga). O acesso ao mirante do Morro do Macaco é feito por uma trilha ecológica que inicia no Pórtico de Entrada localizado na Rua Jequitibá, próximo ao trapiche do Canto Grande – Mar de Dentro. No local há serviço de informações turísticas e infraestrutura de apoio ao visitante.

A trilha é considerada de dificuldade média/moderada e leva de 30 a 40 minutos para chegar até o topo. A subida exige atenção pois é bastante íngreme. Recomenda-se realizá-la com calçado fechado e preferencialmente quando o sol e o calor não forem tão intensos. No caminho há pontos para descansar e outros mirantes, nos quais você pode tirar fotos incríveis e aproveitar para recuperar o fôlego.

No topo do morro é possível avistar as praias de Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Zimbros, Morrinhos, Cantinho de Zimbros, o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo com suas ilhas (Galé, Deserta, Arvoredo e o Calhau de São Pedro). A vista é ainda mais incrível tanto no nascer quanto no pôr do sol. Pelas condições do terreno, o morro é propício à prática da escalada, e os ventos também são ideais para a prática de voo livre e parapente.

Atrativos Naturais – vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, ilhas, costões, rochosos, praias e a paisagem natural.

A duração da atividade: média: 2 horas de duração, Km de trilha: 2 km e o grau de dificuldade: Fácil/Média (não recomendado para pessoas sedentárias, cardíacos e gestantes).

Gostou dessa dica de Trilha? Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

Você também pode gostar