Após 17 anos, Clésio Salvaro deixa o PSDB
Prefeito de Criciúma, que agora migra para o PSD, fez o anúncio na tarde desta quarta-feira, dia 07
O cenário político de Criciúma sofreu alteração e agitou os bastidores na véspera do feriado de Corpus Christi. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, anunciou na tarde desta quarta-feira, sua desfiliação do PSDB e a migração para o PSD. O posicionamento oficial foi feito em reunião com vereadores e suplentes da sigla tucana, no Edifício Uno, sede do partido que abrigou o chefe do executivo da principal prefeitura do Sul do estado por 17 anos.
Em sua despedida, Salvaro agradeceu o apoio do partido nestes quase 20 anos de militância, sobretudo aos líderes estaduais e federais. À imprensa ele destinou um comunicado oficial, onde reforça o trajeto junto ao PSDB e os agradecimentos aos apoiadores. “Depois de muito refletir, frente às últimas mudanças do cenário político, tomei a difícil decisão de me desfiliar. Deixo no PSDB grandes amigos”, diz em parte da nota.
Confira na íntegra a nota:
“Sou filiado desde 2002 no PSDB, pelo qual fui eleito deputado estadual, eleito e reeleito prefeito de Criciúma.
Depois de muito refletir, frente às últimas mudanças do cenário político, tomei a difícil decisão de me desfiliar. Deixo no PSDB grandes amigos. Reconheço e agradeço todo apoio que tive na sigla nestes anos de história. Sempre fui bem recebido e apoiado em todas as eleições que participei.
Agradeço as lideranças federais, estaduais e municipais que sempre deram respaldo ao nosso governo, trazendo recursos e auxiliando na
concretização de projetos que beneficiam Criciúma. Serei grato por tudo, por todos e pelas oportunidades.
Reafirmo aqui minha gratidão e desejo que o PSDB continue crescendo e contribuindo na construção de uma democracia forte, com desenvolvimento e justiça social.
Sigo um novo caminho no PSD, mas mantenho meus princípios, valores e meu trabalho em prol de Criciúma e de Santa Catarina”
Carreira política:
Em 1988, filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL) – atual Democratas (DEM), Salvaro elegeu-se vereador de Siderópolis (SC), com 428 votos. Reelegeu-se vereador em 1992 e presidiu a Câmara Municipal por dois anos.
Em 1994, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e obteve 16.640 votos, ficando com a quinta suplência. Em 1998, Salvaro disputou novamente as eleições e garantiu 26.526 votos, assegurando a primeira suplência. Em 2002, elegeu-se deputado estadual, com 48.302 votos.
Em 2004, no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Salvaro concorreu à Prefeitura de Criciúma pela primeira vez e foi o terceiro candidato mais votado, com 17.302 votos. Em 2006, reelegeu-se deputado estadual, com 59.061 votos.
Prefeito de Criciúma: Em 2008, com 48,62% dos votos, totalizando 53.329 votos, Salvaro elegeu-se prefeito de Criciúma pela primeira vez.
Em 2012, foi reeleito com 76,48% dos votos, mas impedido de assumir o cargo pela Justiça. Em 2016, Salvaro concorreu à prefeitura e fez a maior votação da história de Criciúma, com 82.959 votos (75,87% dos votos). Em 2020, foi reeleito com 72,36% dos votos válidos, conquistando 71.615 votos.