Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Criciúma
Município sedia etapa catarinense pela segunda vez
Criciúma receberá pela terceira vez uma etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A 16ª edição terá, pela segunda vez, o Colégio Satc como sede da competição, e contará com a participação de equipes formadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o estado. As inscrições da modalidade Prática Presencial encerraram nesta segunda-feira, dia 29, já as inscrições da modalidade Teórica foram prorrogadas até o dia 5 de junho.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), foi criada com o propósito de despertar o interesse dos estudantes brasileiros pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio da robótica. A competição busca promover a aprendizagem prática, o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação.
A OBR é direcionada a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino básico e médio do Brasil, tanto na rede pública quanto na privada. A competição é dividida em diferentes categorias, adequadas para diferentes faixas etárias, com desafios teóricos e práticos que se adequam ao nível de conhecimento e habilidades dos participantes.
“A competição oferece uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática seus conhecimentos teóricos e habilidades práticas em robótica, além de se engajarem em desafios emocionantes e enriquecedores”, ressalta o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário UniSatc, João Mota.
Na Categoria Prática, as equipes de estudantes são desafiadas a projetar, construir e programar robôs para cumprir tarefas específicas. Os desafios e requerem habilidades de construção mecânica, programação e estratégia para solucionar os problemas propostos.
Categoria Prática:
Nível 1: destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental (ou equivalentes).
Nível 2: destinado a estudantes do Ensino Médio.