Geoparque: uma nova aposta para o turismo regional
Municípios integrantes e Sebrae/SC lançaram oficialmente o projeto em Praia Grande
Foi oficialmente lançado o Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque Mundial da Unesco – Caminhos dos Cânions do Sul. O ato ocorreu no auditório da Cooperativa de Eletricidade (Ceprag), em Praia Grande, nesta quarta-feira, 24, e contou com a presença de autoridades e lideranças de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o objetivo de desenvolver o turismo regional, o Sebrae/SC atuará na elaboração do projeto.
“Queremos desenvolver o Geoparque como um destino turístico. Precisamos organizar essa cadeia de valor, inserir todos os eixos e ter um produto formatado. Para receber os turistas, precisamos iniciar uma abordagem mais econômica. Ele deve ser comercializado de forma integrada, unindo os sete municípios que participam desse movimento”, frisa a gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Roteirização visa desenvolvimento dos municípios
Os municípios de Morro Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Praia Grande, no Extremo Sul catarinense, além de Torres, Mampituba e Cambará, no Litoral Norte e Serra gaúcha, participam da iniciativa. A roteirização é uma estratégia para o desenvolvimento turístico desses municípios que integram o geoparque.
“Percebemos a necessidade de uma roteirização mais específica para essa região. Queremos um território economicamente sustentável, por meio da natureza. Assim, a gente promoveu uma distribuição de renda de forma geral aos nossos municípios”, destaca o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica).
Próximos passos
Segundo ele, os próximos passos do projeto – que deve ser finalizado até 2025 – serão diagnosticar as situações que exigem melhora, formar grupos de trabalho específicos para cada setor do geoparque e, por fim, na última fase, aplicar a roteirização no geral. Com um produto internacional, o Caminhos dos Cânions do Sul possui características únicas no mundo.
Investimento será de R$ 3,2 milhões
Aproximadamente R$ 3,2 milhões serão investidos no projeto de Praia Grande. Além do Sebrae/SC, que é responsável pela maior parte da entrega, as prefeituras de cada município envolvido e o setor privado também auxiliam na alocação de recursos.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Carvalho, até setembro os primeiros protótipos serão entregues. “Principalmente para mim, que sou da região Sul, fico muito feliz em ver o desenvolvimento do turismo, que é um dos braços do Sebrae/SC – turismo, agro e tecnologia –, fazer com que o pequeno negócio na região saia do papel. A gente precisa, cada vez mais, fazer com que as pequenas empresas venham para o mercado”, salienta.