Notícias de Criciúma e Região

A curiosa origem da palavra “Mãe”

A palavra “mãe” é uma das mais especiais da língua portuguesa, cheia de significados históricos, culturais, mas principalmente pessoais. Muito provavelmente você já deve ter reparado que esta palavra é muito semelhante em diversas línguas do mundo. Isso porque a palavra possui uma origem comum.

A origem é indo-européia, uma linguagem antiga que deu origem a quase todos os idiomas falados na Europa e na Ásia. Composta por duas sílabas, a palavra “mãe” pode ser logo compreendida em qualquer idioma.

Já sabemos que a língua portuguesa é derivada do latim, por isso a palavra “mãe”provém da palavra “mater”, entretanto nos primeiros séculos da língua portuguesa, “mãe” era considerada “matre” e mais tarde evoluiu para a palavra que conhecemos atualmente.


A origem é a mesma das palavras comadre (que significa “com a mãe”), madrasta (significa “segunda mãe”) e madrinha (que começou por ser um diminutivo de madre e adquiriu mais tarde o significado que hoje tem).

A esta palavra em latim, “mater”, estão associados outras duas: mamma (que significa “seio”) e mammare (que significa “mamar”). Estas últimas duas palavras estão intimamente associadas ao ato de ser mãe e mais uma vez revelam um padrão comum: o som MA.

Uma pesquisa mostra que os sons M, P e B são os primeiros sons consonantes que os bebês podem produzir. Os bebês só precisam abrir e fechar os lábios para fazer esses sons (sem dentes ou língua necessária). Então, por que “mamã” e não “papá” ou “babá”? Simples: porque os bebês, durante a amamentação, produzem um “ligeiro sopro nasal” que se assemelha ao som MA.

Por isso mesmo, que em todo o mundo desde os tempos antigos, “mamã” primeiro significa “comida” antes de significar “mãe”. Lembrando, que em latim mamma significa “mama/seio”, que é de onde vem a nossa palavra “mamária”, por exemplo.

Resumindo… a palavra “mãe” teve origem no som MA que os bebês fazem enquanto mamam e na facilidade com que eles aprendem a dizer as letras M, P e B.

Posteriormente, o som MA foi adoptado pela língua indo-europeia para designar “mãe”. A partir daí, o latim passou a chamar-lhe mater, palavra que a língua portuguesa evoluiu, com o passar dos séculos, para a palavra mãe.

Essa palavra nos mostra quão rica e incrível é a viagem que a língua portuguesa fez e ainda faz para formar o idioma que conhecemos e estamos habituados atualmente. A palavra mãe é a exemplificação de quão gigantesco e relevante pode ser o significado de uma palavra tão pequena.

Obrigada pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar