Notícias de Criciúma e Região

Cão perdido volta para casa depois de caminhar 240 km

O cachorro se perdeu durante uma viagem familiar a Savoonga, na Ilha de São Lourenço

Um cachorrinho que ficou perdido durante um mês no frio do Alasca voltou para casa após percorrer mais de 200 km. Ele foi parar no País de Gales, ao que tudo indica, as geleiras o conduziram para tão longe. Tudo aconteceu quando o doguinho Nanuq foi passear com sua família em Savoonga, no Alasca. Sem perceber, ele acabou se separando dos donos junto com sua irmãzinha canina.

Após um mês do desaparecimento de Nanuq, pessoas no País de Gales, a 260 quilômetros de Gambell, começaram a postar fotos nas redes sociais de um cachorrinho bastante parecido com o filhote de Mandy. Era ele!

Nanuq foi encontrado 241 km de onde se perdeu, do outro lado do estreito de Bering
Imagem: Mandy Iworrigan

A mensagem

Foi então que a mãe da família resolveu saber mais sobre essas fotos e perguntou o que estava causando todo aquele burburinho na comunidade.

“Meu pai me mandou uma mensagem e disse: ‘Há um cachorro que se parece com Nanuq no País de Gales. Eu estava tipo, ‘De jeito nenhum! Esse é o nosso cachorro! O que ele está fazendo no País de Gales?’”, disse ela.

“Inacreditável”, foi assim que Mandy reagiu quando se deu conta que era mesmo Nanuq. Então, ela arrumou as malas com os filhos e foi até onde o cachorro estava.

Foto: Reprodução/Facebook

Amor em família

Mãe de três crianças, Mandy Iworrigan havia dado a cada uma um cachorrinho. Assim os seis “filhos” passaram a andar sempre juntos até um momento de distração, quando Nanuq, um dos cães, sumiu da vista de todos.

Quando a família viajou até Savoonga, Starlight e Nanuq, dois dos três cães da família, tinham se separado de todos e perdido no meio de todas aquelas geleiras do Alasca. A Starlight, uma das irmãs desaparecidas, conseguiu farejar os donos e voltou correndo para onde a família estava hospedada.

“Minhas meninas foram brincar e disseram: ‘mãe, mãe, mãe – há um cachorro que se parece com Starlight’”, disse Iworrigan. Felizmente, não era um sósia do animal. De forma inexplicável, a cadelinha conseguiu chegar a até a cidade próxima. “Eu estava tipo, ‘Pare a máquina de neve! Starlight! O que você está fazendo em Savoonga?”, comentou a mãe.

No entanto, Nanuq não estava com a irmã e ainda continuava desaparecido, para o temor dos Iworrigan.

O resgate do filhote

Mandy usou pontos da companhia aérea para levar seu cachorrinho de volta a Gambell, onde a família mora no Alasca, em uma transportadora aérea regional na semana passada .

“Não tenho ideia de porque ele acabou no País de Gales. Talvez o gelo tenha se deslocado enquanto ele estava caçando. Tenho certeza de que ele comeu restos de foca ou pegou uma foca. Provavelmente pássaros também”, comentou a mãe.

Apesar de ter ficado fora de casa por um mês durante o final do inverno, Nanuq está com boa saúde, exceto por uma perna inchada com duas grandes marcas de mordida de um animal que a mulher não conseguiu identificar. Ele vai ficar bem e agora a família está reunida mais uma vez!

 

Com informações de Sunny Skyz/ Por Só Notícia Boa

Você também pode gostar