Após ataque em creche, Governo Lula defende cultura de paz
Ministro da Justiça realizou debate sobre violência nas escolas
O presidente Lula (PT) irá assinar a criação de um grupo de trabalho interministerial para propor ações de promoção à cultura de paz e combate à violência na sociedade. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, em meio à consternação pelo ataque a uma creche, em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças, na manhã desta quarta-feira, dia 5.
“O presidente ficou muito consternado com o que aconteceu em Blumenau e está acompanhando passo a passo todo o desenrolar da situação”, afirmou Pimenta em conversa com jornalistas, no Palácio do Planalto. Segundo ele, o grupo de trabalho será formado pelos ministérios da Educação, Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria-Geral da Presidência.
Nas redes sociais, o presidente Lula da Silva prestou condolências às famílias das vítimas.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
— Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
Quem também se manifestou sobre o ocorrido foi o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que nesta quarta-feira discutiu sobre violência nas escolas com representantes de associações estudantis. “Em um dia muito difícil para o nosso país, em que mais uma vez vimos a ocorrência de violência no ambiente educacional, recebi aqui no Ministério da Justiça e Segurança Pública as entidades máximas representativas de todos os estudantes brasileiros desde as escolas até a pós-graduação. Nós discutimos vários temas e, obviamente, recebi documentos relativos a essa preocupação das entidades estudantis com a violência nas escolas e universidades. Essa preocupação antecede a esse terrível evento em Blumenau, mas foi infelizmente, reforçada por esta tragédia”, afirmou o ministro.
Em entrevista, o ministro informou que R$ 150 milhões serão destinados a municípios para apoio na segurança escolar. A verba que é do Fundo Nacional de Segurança Pública deverá ser utilizada para fortalecimento de rondas e patrulhas escolares. Os recursos serão disponibilizados através de edital.