Notícias de Criciúma e Região

Sul em Trilhas no Parque Nacional de São Joaquim, na Trilha da Pedra Furada, em Urubici

Você conhece o Parque Nacional de São Joaquim? Já visitou o Mirante do Morro da Igreja? Ou já foi dentro da Pedra Furada em Urubici?

Ano passado teve até quem voou de parente passando no meio da Pedra Furada! Você se lembra dessa história?

Em voo de wingsuit, com traje de morcego, atleta atravessa Pedra Furada. Veja vídeo: 

É sobre esse lugar que vamos conversar!

A trilha da Pedra Furada de Urubici fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Parques Nacionais são uma categoria de Unidade de Conservação Proteção Integral, prevista na Lei 9985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuec).

Os Parques Nacionais têm por objetivo básico a preservação da natureza, sendo admitido somente o uso indireto dos recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição, conforme determinado pela Lei do Snuc.

O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O ICMBIo foi criado pela Lei 11.516 de 28 de agosto de 2017 , com a missão de: “formular e implementar políticas públicas ambientais visando proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável”.

Foi o primeiro parque nacional do de Santa Catarina e foi criado para preservar a biodiversidade, as belezas naturais e os aspectos do patrimônio histórico e cultural, característicos do Planalto Sul Catarinense e da encosta da serra Geral, inseridos no bioma Mata Atlântica, garantindo a compatibilidade da recreação, do lazer, da pesquisa científica e da educação ambiental com um ambiente saudável para as presentes e futuras gerações.

Atualmente o Parque Nacional de São Joaquim (Pnsj) tem fundamental importância para o turismo na Serra Catarinense, abrigando um atrativo da região, o Morro da Igreja, com vista para a Pedra Furada. No ano de 2017 recebeu aproximadamente 119.000 visitantes neste ponto, colocando o parque em posição de destaque entre os mais visitados do Brasil.

Para as visitar os atrativos é necessário solicitar autorização na Sede do ICMBio em Urubici. Este procedimento foi estabelecido com intuito de ordenar a atividade de visitação, assegurar uma experiência tranquila e segura para os visitantes, além de minimizar possíveis impactos.

A região oferece uma paisagem magnífica e conta com dezenas de atrações para todos os gostos: cascatas, mirantes, paredes, trilhas, esportes de aventura, atrativos de fácil acesso e etc.

Um dos principais atrativos para quem gosta de caminhadas em trilhas é a trilha da Pedra Furada, que tem a extensão de cerca de 6,2 km, sendo ida e volta, com duração de 5 horas de atividade e nível moderado.

Essa trilha dá acesso diretamente à Pedra Furada com bela vista para os paredões da Serra Geral. A trilha possui trechos com declividade acentuada e terreno irregular. Devido a estas características, exige do visitante condicionamento físico e cuidados durante a visita. Nesta trilha, a contratação de um(a) condutor(a) é obrigatória, por estar situada em área da aeronáutica.

A capacidade desta trilha é bastante reduzida, sendo recomendável a contratação de condutor com antecedência, sobretudo para os finais de semana, feriados e alta temporada, sendo o agendamento prévio do dia e horário para acesso à trilha a ser solicitado pelo(a) condutor(a).

O ingresso na trilha da Pedra Furada, sem o devido acompanhamento de condutor autorizado pelo ICMBio, sujeita os infratores a multa e processo criminal, nos termos da lei, bem como à detenção pelo corpo militar que atua no Destacamento do Morro da igreja.

Ficou interessado nessa trilha? Por sorte já está na agenda do Sul em Trilhas e você está convidado! Vai ser sábado, dia 3 de junho. O pacote inclui transporte saindo de Tubarão; condutor Sul em Trilhas; seguro atividade; taxas locais; perneiras/caneleiras de proteção; água, frutas e café a disposição no transporte, no valor de R$ 210. Clique aqui para se inscrever.



Essa nossa trilha foi cheia de belas imagens e histórias! Você gostou?

É possível encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas e em contato com a nossa condutora Jú por telefone (48) 99961 – 5061 e/ou WhatsApp.

E para entrar em nosso grupo de trilhas no WhatsApp, clique aqui.


Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em Trilhas com a gente!

Você também pode gostar