Fato: atitude de Carlos Moisés põe fim a um drama de catarinenses e gaúchos
Atual estágio evolutivo da obra da Ponte das Goiabeiras. Ao lado, a velha ponte, intransitável /Foto: Thiago Costa Coordenador CR Planalto – Infraestrutura SIE /
O governador Jorginho Mello (PL) já se comprometeu. Vai dar continuidade a uma das principais demandas da Serra Catarinense, e que contempla também a gaúcha, ou seja, a finalização da obra da Ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais precisamente entre os municípios de São Joaquim e Bom Jesus. Exalto a decisão do então governador Carlos Moisés, na solução de um problema vivido pelas comunidades dos dois municípios, há mais de 40 anos. Até hoje, no local, existe uma ponte precária, construída pelos próprios moradores da região. A cada chuva forte, é danificada, e se torna intransitável. Mas, é sempre reparada por eles, pois, precisam passar ao outro lado do rio.
História a ser contada
Dia desses, o governador Moisés esteve em São Joaquim, e foi convidado a visitar o lugar. Assim, viu de perto o drama das comunidades. Sensibilizado, decidiu investir na construção de uma nova ponte. Resumindo, a obra está em andamento e deve ser terminada até o segundo semestre deste ano de 2023. Os recursos estão assegurados. Detalhe: sem nenhuma contrapartida do Governo do Rio Grande Sul. A ponte faz parte da Rota Caminhos da Neve, atualmente federalizada. Caso, também seja concluída a pavimentação do trecho que resta em Santa Catarina, e totalmente, no outro lado, até Bom Jesus, se tornará num dos mais belos roteiros para o turismo entre as duas regiões serranas, sem falar no desenvolvimento econômico propiciado pelo escoamento da produção de diversos setores.
Edital
O edital, no valor de pouco mais de R$12 milhões, com recursos do Governo do Estado, e com a fiscalização e projeto ambiental custeado pelo município de São Joaquim, a nova ponte avança de forma rápida. Terá altura de 5.90m acima do nível da atual e cerca de 140 metros de extensão. Definitivamente, o processo todo deve ser comemorado. Um sonho de comunidades catarinenses e gaúcha, numa interligação da importante Rota Caminhos da Neve, além de corredor de escoamento da economia local. Como já frisei, restarão ainda a conclusão da pavimentação do lado de Santa Catarina, em torno de 10 km, e do lado do RS, até o município de Bom Jesus. O restante do lado catarinense já tem resposta. O governador Jorginho Mello prometeu finalizar. Enquanto isso, no lado do estado gaúcho, o povo fica à espera de, pelo menos, um pronunciamento do governador Eduardo Leite. Segundo contam, não moveu um dedo ainda para iniciar o projeto de pavimentação da estrada, de Bom Jesus ao Rio Pelotas. Por fim, uma grande festa já está sendo preparada para a inauguração da ponte, sacramentando o fim do sofrimento dos mais de 40 anos do povo daquela região. Por certo, Carlos Moisés receberá convite.