Secretário de Turismo Evandro Neiva abre a 9ª Vindima de Altitude de SC
Empossado na manhã de sexta-feira (3), teve a incumbência de representar o governador Jorginho Mello, no evento / Foto: Paulo Chagas
A Vindima de Altitude de Santa Catarina 2023 é um tema que carrega um misto de evento turístico, com forte participação da iniciativa privada, mas, é preciso salientar que tem a influência da política. A começar pelo pavilhão da Parque da Maçã, em São Joaquim, cedido gratuitamente pela prefeitura, e patrocinado por outros órgãos regionais e estaduais, ligados também ao Governo. Portanto, a política sobra num evento dessa magnitude. Tanto, que na abertura oficial da Vindima, na noite desta sexta-feira (4), as centenas de convidados e demais visitantes ouviram os discursos entusiasmados de três deputados estaduais, o Lucas Neves (Podemos) que representou o presidente da Alesc, Mauro De Nadal; Marcius Machado (PL), autor da Lei nº. 17.793/2019 que confere à São Joaquim o título de Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, e ainda a presença do deputado Carlos Humberto (PL). Além deles, o recém empossado secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, representando o governador Jorginho Mello. Foi o primeiro compromisso oficial dele, como Secretário. Ao se pronunciar, mostrou estar afinado com a obrigação a ele conferida. No entanto, ainda precisa de maior inteiração sobre os avanços dos projetos do setor, não só da Serra, mas de todo o Estado. Ele reconhece a deficiência. Por isso, sugeriu, para breve, o agendamento de uma reunião técnica para a integração do turismo regional.
Vindima de Altitude
Trata-se da celebração da colheita da uva. E, a Serra Catarinense sabe muito bem como aproveitar a fruta, com a produção de vinhos de alta qualidade. A 9ª Vindima de Altitude de Santa Catarina que abriu neste dia 3 segue até 26 de março, e conta com uma programação especial nas vinícolas. Este ano, como novidade trouxe o Festival Vindima de Altitude, para a recepção de visitantes em dois fins de semana, de 3 a 5 e de 10 a 12 de março, no pavilhão principal do Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. Nesse espaço, 17 vinícolas integrantes da Associação Vinhos de Altitude comandam as degustações e o público pode se divertir muito em uma festa regada a bom vinho, gastronomia e atrações culturais. E, neste mesmo espaço, o Sebrae/SC tem um estande exclusivo para apresentação de quatro produtos certificados pela Identificação Geográfica (IG), ou seja, os Vinhos de Altitude; o Queijo Serrano, o Mel de Melato de Bracatinga, e da Maçã Fuji de São Joaquim. Vale lembrar que na abertura, desta sexta-feira (3), o Sebrae assinou contrato para dar início ao processo de certificação IG, também, ao Frescal, também de São Joaquim.