Mariscos aparecem mortos no Rincão e cena chama atenção; saiba o motivo
Projeto Educamar explica as possíveis causas do ocorrido
Mariscos, em grande quantidade, apareceram mortos na beira-mar de Balneário Rincão entre essa quarta-feira, dia 1º, e quinta-feira, 2. A areia ficou cheia de moluscos e a cena chama atenção de quem passa pela orla.
Segundo a presidente do Projeto Educamar, no Sul do Estado, Suelen Santos, a ONG ainda não foi até o local verificar, mas explica que o fenômeno pode ocorrer por alguns motivos, um deles provocado por algas marinhas.
Um dos motivos que pode ter provocado o acontecimento do fenômeno é uma grande quantidade de algas que produzem uma biotoxina que afeta principalmente estes moluscos. Se consumidos, podem causar problemas gastrointestinais. Outra hipótese é que o aparecimento dos moluscos possa ter ocorrido por causa da mudança da temperatura, do ph, ou da salinidade que alteram por vários motivos, como a poluição. Os mariscos são animais filtradores, portanto utilizam do oxigênio e filtram tudo no oceano, inclusive as toxinas e poluentes”, explica a presidente.
Muitas pessoas vão à praia para recolher os moluscos e preparar refeições mas, neste caso, o Projeto Educamar orienta que os moluscos não sejam consumidos. “Não recomendamos se arriscar a coletar nem consumir estes animais”, frisou.
De acordo com a presidente, a Vigilância Sanitária e Ambiental do município devem ir até o local e verificar a situação.
Ano passado, Secretaria de Agricultura proibiu o consumo de moluscos
No ano passado, entre o fim de fevereiro e início de março, também houve registro de problemas relacionados a mariscos. Na época, a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, juntamente com a Cidasc, proibiu a retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves. O problema aconteceu por conta da presença da toxina ácido ocadaico (toxina diarreica).