Incêndio na penitenciária em Florianópolis expõe antigo problema
O incêndio na Penitenciária de Florianópolis expõe a crítica condição do sistema carcerário catarinense / Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Um presídio antigo, com mais de 85 anos, e que abriga um número incerto de presos, teve nesta semana mais um incidente grave; um incêndio numa das celas, e que causou a morte de três detentos. O fato trouxe à tona problemas que até então estavam adormecidos e que colocam em xeque a real capacidade para seguir abrigando novas pessoas, e qual o limite suportável que possa garantir a manutenção dos serviços em segurança. Só o fato de estar localizado no coração da Ilha de Florianópolis justifica tais preocupações. O fatídico já está dando a primeira dor de cabeça ao governo de Jorginho Mello e revela uma crise no meio. É mais uma questão em que o Governo precisará se debruçar e encontrar alternativas para dar um novo norte para muitas penitenciárias no Estado, e que hoje se encontram superlotadas e em péssimas condições. Não terá como fugir do sério problema que sistema carcerário catarinense apresenta. Em tempo, o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski está cumprindo a prisão preventiva no Presídio da Agronômica, mas num ala distante da que foi atingida pelo fogo.
Governador e presidente da Celesc defendem serviço eficiente
O pensamento não poderia ser mesmo diferente. A entrega de um serviço público eficiente e de qualidade passa pelo planejamento de qualquer gestor. Nesta última quinta-feira (16), o governador Jorginho Mello (PL) participou da apresentação da nova diretora da empresa. Seja como for, a premissa da eficiência foi reiterada pelo governador e também pelo presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, sob o testemunho da vice-governadora Marilisa Boehm, dentre outras autoridades, e principalmente de funcionários da estatal. Um serviço que contemple integralmente todas as regiões do Estado, especialmente o interior, com novos investimentos. Foi nesse sentido cada palavra dita por Jorginho no ato realizado na sede da Companhia, no Itacorubi. Tarcísio entendeu e se comprometeu com a missão dada a ele pelo governador, e garantiu que fará uma análise imediata dos pontos críticos na rede elétrica, e projetar investimentos. Agora, resta esperar pela prática.
Eleição na Fecam: chapas inscritas foram homologadas
Em nota simplificada a Comissão Eleitoral da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) comunicou, nesta quinta-feira (16), que depois de nova análise, homologou o registro das duas chapas já apresentadas e inscritas no início do processo, em janeiro. Conforme entendimento, agora, as chapas estão de acordo e atenderam todos os requisitos de registro exigidos pelo Estatuto Social da FECAM. Sendo assim, tanto a chapa encabeçada pela prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes, quanto a pelo prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa, participam da Assembleia Geral Ordinária e a eleição da próxima diretoria, marcada para o próximo dia 27 de fevereiro.