Notícias de Criciúma e Região

Sul em Trilhas em Pico do Paraná, a montanha mais alta da região Sul do Brasil

O pico do Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que na língua tupi significa “serra Verde”. Ele foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack através de suas incursões na serra do Mar no estado do Paraná, vindo daí seu nome de batismo.

O Parque Estadual Pico do Paraná foi criado em 2002 pelo Ato Legal do Decreto Estadual nº 5769, localizado nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina

O parque abriga algumas das maiores formações rochosas do estado do Paraná no Brasil, entre as quais, o Pico do Paraná (1.877,39 m), o Ibitirati (1.877m), o Ciririca, o Agudo da Cotia. O Paraná é o mais alto do sul do país!

Se você está em busca de uma boa aventura e adora praticar ecoturismo, certamente vai amar conhecer o Pico Paraná. Essa atração natural é a montanha mais alta do Sul do Brasil e possui paisagens lindas. Além disso, garante um contato único com a natureza. Animou para visitar?

O Pico Paraná possui 1877 metros de altitude, por isso o seu acesso exige bastante condicionamento físico e disposição. A trilha que leva ao atrativo possui cerca de 6 a 8 horas de duração e é de dificuldade alta, vale lembrar que antes de chegar ao cume da montanha é preciso praticar escalada. 

Mas antes de se aventurar pelo Pico Paraná é preciso ficar por dentro de dicas importantes sobre o local. Veja a seguir algumas informações úteis para você curtir um passeio com total segurança:

A trilha que leva à atração tem em média de 6 a 8 horas de duração e é indispensável a companhia de um guia para o passeio, pois a trilha é extensa e com trechos em meio à mata nativa;

 O Parque Estadual Pico Paraná funciona diariamente das 8h às 17h, mas a portaria fica aberta 24h. A Fazenda Pico Paraná, que é porta de entrada para a atração, também funciona o dia todo, mas como o atrativo tem acesso por uma propriedade particular, é cobrada uma taxa acessível por visitante.

Como toda trilha para curtir a aventura com segurança é necessário usar calçados fechados assim como roupas confortáveis. Além disso, é preciso vestir casacos e luvas, pois o clima no local costuma ser frio, e também água e lanches são indispensáveis para o passeio, pois a trilha é longa. Também é importante levar repelente e protetor solar.

A melhor época para conhecer o destino é durante os meses do inverno. Isso porque nesse período o tempo está firme e o céu claro, ou seja, condições ideais para contemplar a paisagem.

O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil com 1.877 metros de altura e está localizada em um complexo de montanhas denominado serra do Ibitiraquire. A formação dessa cadeia de montanhas com seu ponto culminante (o cume Pico Paraná, ponto mais alto) seguido por Ibitirati (1.850 metros) e União (1.830 metros) é uma linda trilha com vales, campo de altitude com vegetação de caratuvas, panorâmico para as montanhas da região da serra, visual da cidade de Morretes e Antonina entre outros atrativos além de ser uma trilha com grandes desafios de resistência aos aventureiros.

A trilha apresenta desafios tais como paredão de grampos, trilha em mata, escalaminhadas, seu tempo é média de 6h até o segundo local para camping, denominado A2, após é feito um ataque ao cume do Pico Paraná para apreciar o pôr do sol, esse trajeto tem aproximadamente 1 hora.

O Sul em Trilha convida você para a Trilha do Pico do Paraná ! Venha conquistar a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, saída de Tubarão às 06h00 da sexta-feira com previsão em Curitiba começo de tarde, no qual após o almoço faremos um breve citytour nos principais pontos de Curitiba, final de tarde iremos ao hotel. No sábado sairemos ás 04h00 para conquistar o Pico do Paraná, após retornaremos para o hotel para descanso. No domingo após o café da manhã partiremos para nossa cidade de origem.

Sobre a atividade, a distância: cerca de 9 km, o tempo: cerca de 11 horas e a dificuldade é difícil com a altimetria cerca de 1.400 metros, que pode ser realizado através deste link

O investimento é de R$ 1.100,00 que inclui: transporte ida e volta de Tubarão/SC; 02 Pernoites em hotel com café da manhã no centro de Curitiba; Água, frutas e café a disposição no transporte; Condutor local; Guia ︎Condutor ambiental Sul em Trilhas; Seguro assistencial; Fotografias do evento; Certidão de conclusão da trilha.

Também pode-se encontrar mais informações no instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas do Whatsapp.

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

REFERÊNCIAS

https://soldadossebold.com.br/

Você também pode gostar