Notícias de Criciúma e Região

Entenda como surgiu a expressão “santo do pau oco”?

A expressão popular santo do pau oco é usada há séculos, e indica quando uma pessoa age de má fé ou com hipocrisia

A expressão, ainda hoje muito usada para se referir a pessoas que possuem um caráter duvido, hipócritas ou mentirosas, isto é, indivíduos que praticam atos fraudulentos, e com falsidade, representando pessoas que aparentam ser o que não são, cheias de ilusão e falsidades. Essa expressão é conhecida e utilizada por todo o Brasil durante muitos séculos, e tudo indica que surgiu entre meados do século XVII e XVIII, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. O Brasil passava pelo seu ciclo de ouro nas capitanias de São Paulo e Minas Gerais, um período de grande mineração.

Por isso, a coroa portuguesa, em busca de um retorno financeiro, obrigava os mineiros a pagarem um imposto, chamado o quinto, do qual surgiu também a expressão “quinto dos infernos”, que já contei por aqui sua origem. Ou seja, em cada mineração, 20% eram destinadas a coroa portuguesa.

Por isso, os mineiros buscaram uma forma de não pagar esses impostos, escondendo ouro em pó em esculturas de santos de madeira oca. As imagens de santos esculpidas em madeira oca eram recheadas não somente com ouro em pó, pois além disso, era proibido a circulação de metais preciosos que não estavam registrados junto ao governo. Então, os santos de pau oco também eram usados como forma de contrabandear moedas de ouro, diamante e todos os tipos de pedras preciosas e outros tesouros. Muitas fortunas teriam sido feitas a partir deste truque.

Dessa forma, faziam com que o ouro passasse despercebido pelas casas de fiscalização da Coroa Portuguesa, não tendo que pagar altos impostos. Dizem que esse tipo de imagem eram feitas também na Europa, onde, desde a Idade Média, as esculturas em madeira eram escavadas para que as peças rachassem menos e ficassem mais leves.

Por outro lado, outra teoria do surgimento da expressão popular santo do pau oco provém das imagens de santos, que vinham de Portugal recheados de dinheiro falso. Apesar das duas versões, o termo se popularizou, ultrapassando gerações e sendo utilizada até os dias de hoje, sempre que aparece alguém ser algo que não é, ou um indivíduo que finge ser um bom cidadão, mas escondido pratica crimes e atos ilegais visando interesse próprio ou iludir as pessoas. 

Você conhecia a expressão e sua origem? Espero que tenha gostado, e agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar