Nessa última postagem do ano, vamos conversar sobre 2 assuntos em alta nesse período: pensar em como foi 2022 e mala de férias. Primeiro, se você é dessas que gosta de uma retrospectiva para pensar no ano que passou e programar o próximo, que tal levar esse pensamento para seu armário? Te convido a tirar 20 minutos das férias para responder essas 3 perguntas:
- Quais peças comprei esse ano e usei muito, valeram a pena o investimento? Esse tipo de peça tem grande potencial para ser comprado novamente no próximo ano, em outra cor, em outro tecido, com outra estampa.
- Quais peças eu mais usei esse ano? Aquelas que talvez já estejam até velhinhas de tão “batidas”. Essas também tem potencial para aproveitar as promoções de janeiro e repor.
- Quais peças passaram o ano sem uso? Essas provavelmente não serão usadas no próximo ano também. Eu sei, você vai pensar: “eu vou emagrecer ano que vem”, “vai ter um evento para usar ela ano que vem”, “mas vai que eu precise dela ano que vem”. Só que a grande verdade é que se esses eventos chegarem, grande chance de você comprar uma nova para usar do que usar essas que já estão paradas no armário. Minha sugestão: passa para alguém que realmente vai aproveitar essas peças, você não vai.
Caso você queria aproveitar as férias para fazer aquela faxina no armário e começar o ano só com boas peças, já aproveita as respostas e faz a limpa!
E por falar em férias, você vai viajar? Sempre tem aquele momento caos da mala em que você quer levar até um unicórnio na bagagem porque “vai que precisa” não é mesmo? Mas o que geralmente acontece é você levar coisas demais e usar de menos. Para isso não acontecer, te ajudo a montar uma mala inteligente:
- Qual o destino e quantos dias serão? Obviamente que o destino e a quantidade de dias vai determinar muita coisa para arrumar a mala. Então a primeira coisa é abrir um bloco de notas e montar o cronograma dos dias da viagem e mais ou menos o que pretende fazer em cada dia, somente uma previsão para ser um direcionamento e decidir melhor o que levar.
- Leve mais peças de cima: Essa dica vale para quantidade de peças para ter no armário também, nós percebemos mais as peças de cima e é mais fácil versatilizar elas do que as de baixo, por isso pense na proporção: 1 peca de baixo = 2 ou 3 looks. Se de mais, ótimo!
- Escolha sapatos versáteis: Sapato versátil é aquele que combina com muitas peças, como por exemplo um tênis branco. Pense em cores neutras que combinem com quase todos os looks e modelos que dê para usar com calça, short, saia, vestido… as peças que você vai levar e altere em 1 fechado, 1 aberto e 1 de salto se necessário.
- Acessórios: As vezes você usa a mesma blusa, mas uma hora com brinco de um jeito e outra com um colar de outro e nem parece a mesma peça! Em viagens de inverno então, alternar lenços em cada dia já faz muita diferença nos looks. Não deixe de levar pelo menos um brinco médio, 3 lenços, 2 colares.
- Cheque a previsão do tempo: Mesmo que sejam vários dias, não custa dar aquela checada antes para conferir a previsão do tempo. Eu uso e recomendo o aplicativo Windy, esse da foto abaixo.
- Monte os looks antes e clique: Eu sei que pode dar preguiça pensar antes, mas se você já tiver uma boa ideia de coordenação do que combinar, vai correr menos o risco de ocupar a mala com uma peça e não usar ela. Depois também no dia a dia da viagem é só vestir, sem perder tempo das férias pensando em qual look vai usar, olha que maravilha!
- Leve somente roupas que você gosta: Se durante a vida você na não usa as roupas que não gosta, imagina em uma viagem? Leve só as que você gosta e vai se sentir linda usando, seleciona as favoritas e são elas que vão na mala.
Dicas anotadas? Bora montar essa mala e aproveitar bastante as férias! Encerro a última coluna do ano agradecendo a companhia de vocês, já passamos de 1 ano de coluna quinzenal sem falta neste portal.
Obrigada e feliz ano novo! Que venha 2023 com muito conteúdo bom por aqui!
Marina Nuernberg é consultora de estilo, especialista em atendimento feminino com 13 anos de experiência no mercado da moda. Nesta coluna quinzenal ensina como você pode externar seu potencial através da imagem.