Lula é oficialmente empossado presidente da República
Geraldo Alckmin também assume como vice-presidente
Na tarde deste domingo, dia 01, Luís Inácio Lula da Silva assinou o termo de posse e assumiu oficialmente a Presidência da República pela terceira vez. O vice Geraldo Alckmin também foi empossado. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e contou com a presença de o presidente da Câmara, Arthur Lira, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.
Em seu discurso no Congresso Nacional, o presidente Lula afirmou que “foi a democracia a grande vitoriosa nessa eleição”. Ele ainda disse que “hoje, a mensagem é de esperança e reconstrução”. “Se estamos aqui hoje é gracas à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos ao longo dessa histórica campanha eleitoral. Foi a democracia a grande vitoriosa nesta eleição”, declarou Lula.
Antes do discurso, Lula contou que iria assinar o termo de posse com uma caneta que ganhou de um apoiador em um comício em 1989, no Piauí. De acordo com ele, o eleitor falou na época que a caneta era um presente para que ele assinasse o documento caso vencesse aquela eleição.
Antes da cerimônia, Lula desfilou por Brasília em carro aberto, acompanhado pela agora primeira-dama Janja, pelo vice Alckmin e pela segunda-dama Lu Alckmin.