Notícias de Criciúma e Região

Saiba como será o Verão que inicia nesta quarta; dia mais longo do ano

Esta quarta-feira, dia 21, será o dia mais longo do ano e marca o início do verão que ocorre às 18h40

Esta quarta-feira, dia 21, será o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Isso ocorre devido ao Solstício Austral que marca o início do Verão que ocorre por volta das 18h40 quando o sol estará mais a pino, sobre o trópico de capricórnio.

“Abre a estação mais quente da região do Sul de Santa Catarina, as temperaturas máximas, em média, a tarde ficam em 31ºC. Na madrugada as médias das mínimas chegam a 19ºC. É a estação que concentra o maior indíce de chuvas. Em janeiro chove 200mm, em fevereiro 210mm e em março 170mm”, destaca o climatalogista da Epagri, Márcio Sônego.

Segundo ele, a previsão é que este verão ocorra dentro da normalidade para o Sul catarinense. Com tempo bom, sol e chuva no final da tarde.

“Verão típico que começa com temperatura de 20ºC na madrugada, a tarde esquenta até 31ºC e 32ºC. Depois do meio dia aparece nuvens mais escuras em direção ao Costão da Serra e, normalmente, essa chuva acontece mais entre Criciúma e o Costão. Não tanto na praia, isso é muito normal. No verão chove o dobro no Costão da Serra que na praia”, explica Sônego.

Irá chover, segundo Sônego, ao menos 15 dias em cada mês. “Vai chover de maneira adequada, não há risco de estiagem para nossa região. A estiagem é mais no Oeste catarinense e Rio Grande Sul. A temperatura será agradável, até mais amena que o normal, vai ter o seu calor, mas não exagerado”, projeta o climatologista.

Primavera é marcada pelo frio

O frio foi uma das marcas da Primavera neste ano. “Retrospectiva da Primavera, ela foi fria. O frio vem desde o final de abril até agora em dezembro com temperatura abaixo da média histórica. Atrasou um pouco as lavouras, mas recuperaram bem agora em novembro e dezembro com o calorzinho. As chuvas foram boas, até em excesso tivemos enchentes em maio, em junho, enchente agora final de novembro, começo de dezembro”, ressalta Sônego.

Frio marcou a primavera neste ano – Foto: MYCCHEL LEGNAGHI/ São Joaquim Online

Apesar do frio, segundo ele, a região da Amrec registrou uma geada. “Ano foi frio, mas não foi frio extremo. Aqui na região tivemos uma geada, uma só, não causou prejuízo. Pouca neve na Serra, também, apesar de ter sido ano com temperatua média mais baixa, mas o frio não causou estragos na região”, finaliza o climatologista.

 

Você também pode gostar