O 15 de novembro, Dia da Proclamação da República só aumentou o sentimento patriota em todo o território nacional. Em Lages, nos arredores do 1º Batalhão Ferroviário, uma constante vigília vestida de verde e amarelo não arreda o pé nem por um instante. Na manhã desta terça, estive no local para ver de perto a organização. Dentro da mais completa ordem, famílias inteiras de todas as classes estão unidas, à espera de que a verdade sobre as urnas seja revelada. Essa é a principal causa da reunião dos manifestantes.
Churrasco
Neste dia, cerca de 300 quilos de carne estão sendo servidos aos simpatizantes. Por outro lado, há também, sintonia com todos os demais movimentos pelo Brasil, que carregam a mesma bandeira. Sem desordem, e vigiados pela Polícia Rodoviária Federal, vão prosseguir de forma pacífica à espera de alguma mudança que possa restabelecer a verdade das eleições. No meio da tarde, um ato cívico será realizado, em congruência com outros por todo o Brasil. O movimento não tem dia para terminar.
Vigília também nas estradas
A terça-feira, 15, dia da Proclamação da República propiciou um dos raros feriadões de 2022. Muita gente aproveitou e foi para a estrada. Eu mesmo, estive em Carazinho (RS). Na passagem por algumas cidades, como em Vacaria (RS), há presença de manifestantes à beira das rodovias. Pacificamente, acenam com as bandeiras nas mãos. Uma persistência que comove. São pessoas inconformadas não com somente com o resultado da eleição presidencial, mas com a forma em que todo o processo foi conduzido. De parte deles, a esperança de algo ainda possa acontecer e o quadro eleitoral, se reverta. Estão no direito pleno da livre manifestação. E, neste dia, os manifestos devem ser ampliados em vários pontos do país.