Notícias de Criciúma e Região

Na hora da rematrícula, pais são surpreendidos com possível fechamento de CEI em Criciúma

Aproximadamente 40 crianças de 0 a 3 anos estudam no local

Os pais que foram fazer a rematrícula no Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa, no bairro Capão Bonito, em Criciúma, foram surpreendidos. O CEI, que atende aproximadamente 40 crianças de 0 a 3 anos, não abriu vagas para 2023. O motivo é um possível fechamento do Centro de Educação, que é administrado pela Afasc.

Desde que os pais chegaram no CEI para rematricular os filhos e receberam a notícia que ainda não estaria disponível, buscam uma resposta da Afasc. “Questionamos a diretora e a única informação que ela nos passou é que não tinha sido liberada ainda as rematrículas. Liguei para a Afasc e eles me disseram que têm poucos alunos matriculados (atualmente). Fui informada que se eu quiser manter a vaga, deveria matricular meu filho em outro CEI e caso decidissem pelo não fechamento, eles teriam a vaga garantida aqui”, explica Carol Freitas, mãe de um menino de dois anos que estuda no local.

A possibilidade preocupa os pais das crianças que estudam no local e dependem de deixar os filhos no CEI para trabalhar. “A comunidade depende daquela escola, que é muito boa, com uma estrutura incrível, as professoras são maravilhosas. Todos os pais, tenho certeza, teriam essa resposta. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que não feche”, ressalta a mãe.

Em resposta ao questionamento do Portal Litoral Sul, a Afasc se manifestou da seguinte forma:

A Afasc está fazendo um estudo referente a continuidade dos trabalhos realizados no CEI Afasc Umberto Cesa em 2023. Neste momento, os pais podem estar fazendo as rematrículas nos 39 CEIs da Afasc.

Deixando claro, que a Afasc tem suas responsabilidades quanto as informações dada a comunidade após o resultado dos estudos.
A Afasc irá informar os meios de comunicação a verdadeira situação do ano letivo de 2023.

Protesto

Como forma de protesto contra o fechamento do CEI, a mãe está mobilizando uma manifestação online com a comunidade e familiares de crianças que estudam no local. As postagens serão realizadas nas redes sociais na tarde desta terça-feira, dia 8, a partir das 17 horas. 

“Vamos fazer uma manifestação em massa hoje. Se a gente não fizer nada, eles vão fechar o CEI e vai ficar por isso mesmo”, frisa Carol.

Você também pode gostar