A trilha do Rio do Boi é uma das mais impressionantes trilhas do Brasil por ser realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho, o mais vertical do país. Diferente das outras trilhas do Cânion Itaimbezinho que são realizadas pela parte alta, em Cambará do Sul, a Trilha do Rio do Boi é realizada pela parte de baixo, pelo leito do rio. A aventura começa a partir da cidade de Praia Grande, no litoral de Santa Catarina.
É uma trilha muito interessante em razão da paisagem peculiar entre as paredes gigantescas do cânion. Há várias cachoeiras e corredeiras durante o percurso e são necessárias várias travessias no rio.
A trilha do Rio do Boi fica na fenda do Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra. Tem cerca de 7 km de extensão (14 km com ida e volta). É realizada, metade dela em meio à mata e a outra metade pelo leito do Rio do Boi, entre muitas pedras. É necessário realizar mais de 20 travessias durante o percurso.
Não é possível fazer esta trilha do Rio do Boi por conta própria, apenas com acompanhamento de um guia credenciado, no final da matéria passamos o nosso contato para agenciar essa caminhada.
Para esta trilha os aventureiros recebem caneleiras (proteções para as pernas que vão do tênis até próximo ao joelho). Elas servem para proteger de arranhões e de uma eventual mordida de cobra.
Nas travessias, dependendo do volume de água do rio, a altura da água pode passar do joelho. Em dias de cheia ou de previsão de bastante volume de chuva a trilha pode ser cancelada, pois pode se tornar perigoso. Por estar dentro de um cânion a água pode subir rapidamente e a correnteza ficar forte.
A trilha do Rio do Boi tem início no posto de fiscalização do Parque Nacional dos Aparados da Serra, localizado a 12 km do centro de Praia Grande. O ponto final da trilha é um ponto de alargamento do Rio do Boi.
Cerca de metade da trilha é percorrida dentro da mata, a maior parte plana, mas com um trecho de subida. Depois o cânion vai afunilando e o percurso passa a acompanhar o leito do rio. É preciso passar entre grandes pedras, alternado entre uma margem e outra, onde começam as travessias.
Além das paredes verticais do cânion, a trilha passa por algumas cachoeiras e dois poços onde é possível tomar banho de rio e nadar. As cachoeiras mais imponentes são as: Cachoeira Leite de Moça e Cachoeira Braço Forte.
No caminho também é possível encontrar animais, como macacos, aranhas e cobras.
A trilha do Rio do Boi é considerada de alto grau de dificuldade. A caminhada é feita entre as pedras e tem várias travessias do rio. Seu leito é repleto de pedras de tamanhos variados, exigindo assim uma boa condição física do aventureiro. O tempo de caminhada varia dependendo do ritmo de cada grupo, mas dura em média 7 horas para ida e volta, incluindo as paradas.
O que levar na trilha do Rio do Boi:
- Recomenda-se levar somente o necessário, ir com roupas adequadas para caminhada e calçado confortável. O ideal é ir de tênis ou bota de caminhada com meia, além de roupa para banho no rio. O ideal é já ir com ela por baixo.
- Leve uma mochila nas costas com toalha, protetor solar, repelente, celular para fotos, capa de chuva e lanche para o dia. Levar apenas uma garrafinha de água, já que a água do rio é potável e há nascentes por lá. É necessário levar também um documento de identificação.
O Parque Nacional Aparados da Serra, que abrange as trilhas do Cânion Itaimbezinho e a Trilha Rio do Boi, não abre para visitação às segundas-feiras, exceto em véspera de feriado. O Parque Nacional da Serra Geral, que inclui as trilhas do Cânion Fortaleza, não abre às terças-feiras, exceto em véspera de feriado. A visitação inicia às 8 horas e encerra às 17 horas. O acesso à Trilha do Rio do Boi, em Praia Grande, depende de agendamento prévio, em razão da necessidade de contratação de guia. Mais informações sobre essa trilha, clique aqui ou acesse o site da Urbia Cânions Verdes.
O maior atrativo do Parque Nacional Aparados da Serra é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores da américa. Além disso tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica.
O Parque Nacional Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.
No Parque da Serra Geral o maior atrativo é o Cânion Fortaleza, com 7,5 km de extensão e paredões que podem chegar à 800 metros de altura.
O Sul em Trilhas está convidando todos os interessados para no dia 26 de novembro de 2022 fazer a trilha do Rio do Boi. Para fazer a inscrição clique aqui. Você pode encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas ou por telefone no (48) 99961 – 5061.
Para entrar no grupo Sul em Trilhas no WhatsApp clique aqui. Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o Sul em Trilhas com a gente!