Notícias de Criciúma e Região

Equipes da Unesc ficam entre as melhores de SC no Reuni Challenge

Duas equipes da Unesc ficaram entre as melhores de SC no Reuni Challenge, maior evento de empreendedorismo universitário do Estado

Duas equipes da Unesc se destacaram na primeira etapa do Reuni Challenge 2022, o maior evento de empreendedorismo universitário do estado neste final de semana. Os times Filhos de Hermes e Unesc Tigres conseguiram boas colocações.

O Filhos de Hermes ficou entre as 10 melhores equipes em uma disputa que envolveu mais de 40 times de todas as regiões de Santa Catarina.Com o resultado, a equipe irá disputar a etapa final da competição nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Orion Parque, o Centro de Inovação de Lages.

“Esta é mais uma experiência fantástica que os nossos estudantes e mentores protagonizaram na nossa Universidade Comunitária. As duas equipes foram vencedoras, ou seja, uma demonstração de dedicação, responsabilidade e compromisso, reflexos de uma formação acadêmica sólida, pautada pelo empreendedorismo e pela inovação como eixo transversal. Só podemos ter resultados positivos quando possuímos times como estes e uma proposta acadêmica como a nossa, conectada com o setor produtivo, olhando para o cenário e buscando soluções para os problemas. Estamos prontos para ir à Lages e, com certeza, estaremos no pódio entre as universidades mais empreendedoras de Santa Catarina, porque é isso que nós somos”, pontuou a reitora Luciane Bisognin Ceretta que prestigiou de perto as provas.

 

Plataforma que busca diminuir filas em cirurgias

 

Para chegar ao resultado, os cerca de 15 alunos da Unesc, orientados por professores, elaboraram soluções para problemas reais. O grupo Filhos de Hermes, por exemplo, criou a plataforma Hipp, com a proposta de diminuir as filas de cirurgias do SUS. “Estar entre os 10 finalistas é uma experiência única e significa que somos uma das Universidades mais empreendedoras de todo o estado. Estamos com o nosso grupo integrado e, com certeza, iremos trazer o título para a Unesc”, destacou o acadêmico do curso de Medicina, Eduardo Pereira.

O outro time, o Unesc Tigers, ficou em segundo lugar no Game Reuni Challenger, ao elaborar o projeto Construtio, uma plataforma que visa fazer a ponte entre construtoras e profissionais do setor. “Foi muito bom participar porque temos a oportunidade de criar em equipe e desenvolver a capacidade empreendedora”, citou o acadêmico do curso de Matemática, Leonay Camargo Padilha.

“Isso tudo mostra o quanto o trabalho multidisciplinar é importante na formação dos nossos estudantes. Esta experiência os coloca no centro do aprendizado, da troca, do diálogo, na construção do saber a partir de outros saberes”, completou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

Resultado positivo na última edição

No ano passado, os alunos da Instituição conquistaram o terceiro lugar no Reuni Challenge ao criar a plataforma PsiU, dando à Unesc o título de Universidade não-estatal mais empreendedora de Santa Catarina.

“Neste ano, o evento foi revitalizado e ampliado, então para competirmos, criamos equipes com alunos dos cursos de Matemática, Design, Ciências da Computação, Direito, Medicina, entre outros”, explicou o Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.

O que é o Reuni Challenge

 

O Reuni Challenge tem o objetivo de estimular a cultura do pensamento empreendedor dentro das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina em dois fins de semana. Para isso, o evento conecta os Centros de Inovação e cria a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, estimulando a competição entre as instituições e colocando os estudantes para aproveitar o capital intelectual desenvolvido em suas graduações.

 

Você também pode gostar