Dia do Soldado: “Para nós é a data mais importante do ano”, diz comandante do 28º GAC
Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma
Dia 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado e um evento realizado na manhã desta quinta-feira no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma marcou a data. O amor pela pátria era notório no rosto de cada um dos 175 soldados que estavam presentes. “Para nós é a data mais importante do ano, pois cultuamos nosso maior herói que é Duque de Caxias, nosso patrono”, ressaltou o tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, que comemora o primeiro Dia do Soldado como comandante do 28º GAC.
Todos em forma, alinhados e com um grito de guerra estremecedor, os soldados entraram no 28º GAC entoando com bravura a Canção do Artilheiro e Fibra de Heróis. Foi realizado o juramento à Bandeira Nacional pelos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e pelos Soldados do Efetivo Variável do ano, a leitura da mensagem do Comandante do Exército alusiva ao Dia do Soldado, entoando o Hino Nacional e o grito de guerra de cada subunidade ou bateria -com valentia, mesmo sob um sol escaldante.
O destaque da cerimônia foi o juramento à Bandeira Nacional com a formatura alusiva ao Dia do Soldado, o ato mais solene e significativo para o jovem militar, marcando de forma permanente um compromisso com a Nação. “Uma história, uma vida inteira a serviço da pátria, isso inspira nossos soldados. Por isso que nós cultuamos nossos heróis, para inspirar as novas gerações. Hoje é um dia de reverenciá-los pois é um dia especial. Os soldados, assim como Caxias fez, juraram defender a pátria”, explicou o comandante.
Estiveram presentes prestigiando o ato o comandante da 6ª Região da Polícia Militar, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, major do Corpo de Bombeiros de Criciúma, Henrique Piovesan Medeiros, comandante do 29º batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moreno e demais autoridades da Região Sul.
Acompanhe abaixo a nota emitida pelo 28º GAC sobre a comemoração do Dia do Soldado:
Dia 25 de agosto, reverenciamos Luiz Alves de Lima e Silva, o cidadão, o Duque de Caxias, o Marechal, o Pacificador, o estadista e o soldado.
Entre os tantos feitos do Duque de Caxias, destacamos a travessia da ponte de Itororó durante a Guerra da Tríplice Aliança, episódio que eternizou a frase “Sigam-me os que forem brasileiros!”, bradada por ele ao tomar a frente do Exército e, por meio do exemplo, conduzir os militares à vitória.
Os soldados, ao verem o Marechal desembainhar a sua espada aos 65 anos de idade e tomar a frente da tropa, entenderam perfeitamente a missão e o seguiram. Sim, o exemplo arrasta, e o exemplo a ser seguido é o do nosso Patrono, o Duque de Caxias!
Soldados do Exército Brasileiro, orgulhem-se de envergar a mesma farda de um dos maiores heróis do Brasil e Patrono do nosso Exército!
25 de agosto, dia do nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Dia do Soldado.