Nos dias 14 a 19 de agosto, o Sul em Trilhas fez a Expedição Jalapão no Tocantins (TO), com 21 aventureiros vindos de Tubarão, Grão Pará, Laguna, Pescaria Brava e Florianópolis.
Você conhece o Jalapão?
O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis. Está situada a leste do estado do Tocantins. Possui temperatura média de 30 graus Celsius. Sua área total é de 34 mil quilômetros quadrados. É cortado por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. Passou à condição de parque estadual em 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura.
A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte. Lá, se encontra a comunidade dos Mumbucas – ex-escravos fugidos da Bahia.
Conectar-se verdadeiramente com a natureza é uma das melhores experiências que os amantes do ecoturismo podem ter e é claro que o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, está rodeado de pontos turísticos encantadores que reforçam essa ideia.
Além dos fervedouros, das trilhas, das cachoeiras e de todas as atrações diferenciadas, o parque também conta com bons palcos para admirar o nascer e o pôr do sol.
Cânion Sussupara
A paradinha é estratégica para quem está chegando ao Jalapão. Depois de sacudir nas estradas de terra, um intervalo no Cânion do Sussuapara cai muito bem.
O local está a 12 km de Ponte Alta e é ideal para quem está chegando de Palmas. Por isso é comum que as agências façam uma visita à atração. O cânion é pequeno e cresceu em meio à vereda do cerrado do interior do Tocantins. Escondido na vegetação, os paredões de pedra com doze metros de altura formam uma cortina com a vegetação e água que brota durante todo o ano, independente da seca.
No fundo do cânion, uma pequena cascata de água geladinha ajuda a refrescar e fazer uma massagem. Os moradores contam que o poço de água no local era tão fundo que permitia saltar das pedras. Hoje há apenas uma pequena porção de água, mas o cenário ainda é repleto de beleza.
A trilha para visitar o Cânion do Sussuapara é bem curta e não leva nem quinze minutos a partir do local onde ficam os carros.
A descida final é um pouco íngreme e com pedras, por isso um calçado fechado (preferencialmente impermeável) é o ideal.
Acompanhe nossa expedição!
Lagoa do Japonês
Certamente você já deve ter ouvido falar do Jalapão, mas e a Lagoa do Japonês, você conhece? Esse é mais um tesouro escondido do Tocantins e que tem despertado a curiosidade de muitos viajantes.
A Lagoa do Japonês tem águas cristalinas, uma paisagem verde de tirar o fôlego e formações rochosas dignas de comparações com os paraísos da Tailândia e Caribe. O lugar oferece uma verdadeira imersão na natureza, sendo perfeito para quem procura por lindas paisagens, mergulhos e um pouco de calmaria.
Fervedouro Ceiça
Primeiro fervedouro a ser divulgado para o público, o Fervedouro do Ceiça ainda hoje está entre os mais visitados, o poço tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que as pessoas flutuem com facilidade.
O fervedouro é bem redondo e cercado por bananeiras intensamente verdes que dão tom ainda mais impressionante para a nascente.
Dunas do Jalapão
O intenso dourado toma conta das Dunas do Jalapão ao pôr do sol, a areia ganha nova tonalidade e leva ainda mais beleza ao lugar. Em meio ao cerrado, o fenômeno único ajudou a dar fama a região, e a cada final de tarde o espetáculo reforça que a beleza local é mesmo inesgotável.
O visual é indescritível… prepare a câmera, chame a gente para maiores informações e programe-se para conhecer esse paraíso brasileiro.
Pedra Furada
Na planície do Cerrado destaca-se um enorme conjunto de blocos areníticos esculpidos pelo clima e pelo tempo há milhões de anos, reinando solitária na paisagem a Pedra Furada é um show de encanto;
Os buracos formados em seu interior traduzem uma beleza poética, um toque mítico e digno de cenário de novela. Do topo da Pedra Furada é possível observar o Morro Solto, um paredão rochoso, arredondado, perdido no meio do cerrado;
A Pedra Furada foi cenário de uma famosa novela da Globo que teve sua estreia em 2017 “O outro Lado do Paraíso”.
Lindo esse local né?
Se interessou? Chama o Sul em Trilhas que em 2023 teremos mais uma. Pode encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas ou em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061. Também convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq. Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente !