Justiça Eleitoral nos últimos ajustes para as Eleições 2022
Eliza Maria Strapazzon, juíza da 10ª Zona Eleitoral da Comarca de Criciúma, visitou o Portal Litoral Sul nesta sexta-feira, dia 19, para falar sobre os preparativos para a eleição
Há pouco mais de 40 dias do primeiro turno das eleições de 2022, a Justiça Eleitoral está trabalhando para cumprir todas as etapas e garantir o bom andamento do pleito. O Portal Litoral Sul recebeu nesta sexta-feira, dia 19, a juíza da 10ª Zona Eleitoral da Comarca de Criciúma, Eliza Maria Strapazzon.
A juíza falou sobre o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que começa muito antes da eleição. “Estamos trabalhando em etapas, acabamos de finalizar o cadastro para o voto temporário, uma novidade nesta eleição”.
Os números da eleição em Criciúma também já foram divulgados. “São 780 mesários, 49 delegados de prédio , além de auxiliares de outros serviços eleitorais. Este ano também temos 25 locais de votação, foram criados mais dois em função do aumento do número de eleitores, um deles no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e outro na Penitenciária Feminina Sul”, destacou a juíza.
Esse aumento, segundo a juíza, é um reflexo das campanhas de incentivo ao voto organizadas pelo TRE, entre elas a “Bora Votar”, para atingir o publico jovem de 16 a 18 anos. “A campanha deu muito certo, tivemos um incremento de 25% no número de eleitores nessa faixa etária”, frisou.
A CEO do Portal Litoral Sul, Karina Canto Bitencourt, participou do encontro e comentou a respeito dos investimentos feitos pelo TRE em tecnologia. De acordo com a juíza, de fato foram feitos muitos investimento, que visaram abrir novos canais para facilitar o acesso as informações. “Entre as novas ferramentas, foi criado um canal para agilizar as denúncias de irregularidades durante a votação. Os chefes de seção poderão fazer as denúncias direto para os juízes e tudo será encaminhado ao TRE de forma mais rápida e eficiente”, ressaltou.
Para finalizar, a juíza lembrou que na próxima semana inicia a propaganda eleitoral e destacou a importância do eleitor estar bem informado. “A informação está lá no site no TRE, nas redes sociais da justiça eleitoral, o eleitor tem acesso até mesmo a prestação de contas dos candidatos e candidatas. O importante é não dar valor para fake news, ficar bem informado e votar de forma consciente”, finalizou.