Desfile engraçado de bolsas viraliza e muda vida de artesã criciumense; veja vídeo
Enilda começou a produzir bolsas na pandemia e viu a arte ficar famosa após a sobrinha e amigos gravarem um vídeo com um 'desfile' das peças em Balneário Rincão
Um vídeo de uma brincadeira de final de semana mudou a vida da artesã, Enilda das Almas Rebelo, conhecida como Preta, de 57 anos. Moradora do bairro Mina União em Criciúma, ela viu as bolsas que produz ganharem o Brasil. Postado nas redes sociais, o vídeo com um desfile das peças produzidas por ela viralizou. A sobrinha dela, Monique das Almas Grassi que produziu e editou o vídeo caseiro.
“Um dia fomos para a lagoa, minha irmã aluga casa lá. Domingo de manhã levei as bolsas. Estava dois casais de amigos nossos e minha irmã deu a ideia de gravar um vídeo. Na hora minha sobrinha topou e eles também. Foi uma brincadeira. Ninguém se arrumou. Tinha um pier na parte de baixo, até era na casa do vizinho. Foram para lá e começaram a fazer ‘bobiça’ e ela gravou. Meu marido (Djalma Francelino) com uma caixa de som do lado para colocar música. Rimos muito, minha família é bem ‘maluca”, brinca Preta.
A sobrinha Monique conta que a ideia veio quando um dos amigos pegou a bolsa e começou a desfilar. “Onde eu e minha mãe tivemos essa brilhante ideia, que nem imaginávamos que seria tão brilhante assim”. Monique, juntamente, com Marco, Gledson, Odilon e o irmão dela, Eduardo, fizeram as gravações.
Ainda naquela semana, ela editou e postou o vídeo gravado na Lagoa do Faxinal em Balneário Rincão. “Até tinha esquecido, na quarta-feira ela (Monique) me chamou dizendo que tinha colocado o vídeo e falando para eu enviar para minhas filhas para elas verem e nos grupos. Logo depois começaram a me chamar. A minha filha de São Paulo me ligando. Eu não estava entendo o porquê. Não sou muito de rede social, não sei fazer nada”, lembra ela.
O vídeo começou a viralizar. “Fui trabalhar na quinta-feira, e ao meio dia quando fui almoçar meu celular estava uma loucura, muitas páginas tinham compartilhado. Viralizou de uma forma que ninguém esperava, pessoas do Brasil e do mundo inteiro. Foi muito legal a forma que tudo aconteceu. Tivemos mais de 10 milhões de visualizações somando todas as páginas que compartilharam”, ressalta Monique.
De 600 seguidores, o perfil de Preta Rebelo passou para 12 mil. O vídeo foi compartilhado por diversas páginas e inclusive foi matéria em um portal nacional e irá passar, também, em um programa de TV nacional.
“Virou essa bola de neve. Minha vida não é mais a mesma. Fiquei um pouco atordoada, era muita coisa. Apareceu bastante encomenda. Já enviamos para Matro Grosso, para São Paulo, Florianópolis, Tubarão e tem mais umas para entregar”, comenta Preta.
A filha dela, Sara de 21 anos, veio de Jacupiranga, interior de São Paulo, para auxiliar a mãe que não sabe mexer muito bem nas redes sociais. “Ainda não tenho data para voltar. Vim de surpresa para ajudar ela a tirar fotos, auxiliar no instagram. Porque é mais fácil perguntar direto para ela qual bolsa tem, qual cor está disponível. As vezes no whatsapp como estava tendo muita mensagem ela não respondia”, conta Sara. Veja o vídeo:
Pontinhos de amor
Preta começou a fazer crochê durante a pandemia da Covid-19. Através da internet, ela aprendeu a fazer as bolsas. Uma forma encontrada, também, para auxiliar nas contas de casa durante o período. Já que o marido, Adjalma Francelino, ficou desempregado por três meses.
“Eu faço por amor. Para mim é como se fosse uma terapia. Me acalma. Faço com sentimento. Costumo dizer que são pontinhos de amor. Cada ponto é feito com carinho”, comenta Preta.
A produção das bolsas é feita na sala de casa, geralmente, com um som ligado. “Sempre fui apaixonada por artes. Conhecer as histórias dos pintores. Eu faço mandalas, também. Pinto quadros”, comenta ela.
Desfiles continuam
O vídeo fez tanto sucesso que Monique, o irmão, e os amigos planejam seguir com os ‘desfiles’ engraçados. “Estamos recebendo uma caixa com roupas de verão de uma loja de Alagoas para que a gente faça um novo desfile dos nossos quatro amigos e meu irmão. Aí vamos postar novamente, esperamos que esse final de semana a gente grave, se o tempo estiver bom. Vamos postar de novo e claro esperando a mesma visualização”, finaliza Monique.
Os vídeos serão postas nas redes sociais: Monique das Almas.