No próximo dia 26 de agosto começa a propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio. Resta saber se o público irá dar atenção. Penso que deveria. Embora muita gente ache os programas inoportunos, seria importante que vissem, facilitando assim a escolha do candidato e também avaliar a melhor proposta de gestão. Por outro lado, há os espaços das redes sociais, para quem não gosta dos programas na televisão. Seja como for considero pertinente que o eleitor tire tempo e avalie os nomes em todas as esferas e veja com atenção quem se enquadra na melhor alternativa sob a ótica da crítica pessoal.
Candidatos ao governo abrem a propaganda
Os postulantes ao Governo do Estado serão os primeiros a dar o recado, e, no dia seguinte, a vez dos presidenciáveis. Em Santa Catarina, no tocante ao tempo, a coligação de Gean Loureiro (UB), que conta com os aliados do PSD e do Patriota, tem o maior tempo com 2 minutos e 50 segundos. Um bom tempo, considerando que o total da geração da propaganda soma 12 minutos e 30 segundos. Na sequência Décio Lima (PT), e Carlos Moisés assumem respectivamente o segundo e terceiro maiores tempos. Esperidião Amin, com cerca de 2 minutos, conta com o quarto maior tempo. Já os demais candidatos terão menos de um minuto cada. Pelo menos dois candidatos vão ter apenas sete segundos de TV e Rádio. São eles, Alex Alano (PSTU) e Leandro Brugnago (PCO), caso sejam confirmados 10 candidatos ao Governo. Jorginho Mello (PL) terá pouco mais de 50 segundos.
No tocante aos presidenciáveis
Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores é quem terá o maior tempo entre os presidenciáveis: 3’25”. Porém pode variar para cima caso oficialize a aliança com o PROS. Logo depois, com o segundo melhor tempo aparece o presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro, com 2’35”. Um tempo garantido a partir da coligação com o PP e Republicanos. Simone Tebet (MDB) se apresenta com o terceiro melhor tempo: 2’17”, e em quarto, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), com 2’07”. Ciro Gomes (PDT), terá menos de um minuto.
Curtas:
- Ivete Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique irá assumir cadeira no Senado no próximo dia 24 de agosto. Ela é a primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL), que se licencia do cargo por quatro meses, cumprindo assim promessa de abrir espaço para os suplentes. Dona Ivete irá permanecer no cargo por três meses. O segundo suplente Beto Martins, será Senador por trinta dias;
- O presidente Jair Bolsonaro sem se importar com as críticas dos adversários, tem convocado abertamente a população para ir às ruas no dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Segundo ele, é a última vez que pede. No sábado (13), ele convocou os religiosos para que também se façam presente no desfile programado para ocorrer em Copacabana, no Rio de Janeiro.