Esculturas do Paredão: manutenção e preservação das obras de arte
Escultura passam por limpeza e poda de árvores durante a semana
A rua permanece com trânsito interrompido tanto para tráfego de carros quanto de pedestres. No local, ainda será feito o plantio de gramas e, por isso, a rua permanece fechada. No mês de maio e depois em junho, aconteceram deslizamentos de terra com as fortes chuvas, o que provocou a interdição da rua Etienne Gaudenti Stawiarski, às margens do Rio Tubarão, onde estão localizadas as Esculturas do Paredão, e também a demolição de parte da construção da casa, que fica em cima das Esculturas.
O perigo de novos deslizamentos deixou o local com o trânsito interrompido durante todo esse tempo. O Corpo de Bombeiros de Orleans chegou a realizar testes nas encostas da Esculturas do Paredão para remoção de entulho e terra, evitando novos deslizamentos.
As ações, que visam à segurança, foram realizadas em conjunto com a equipe do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), mantedora do Paredão, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura da prefeitura de Orleans. “Todo o trabalho foi realizado em comum acordo com o proprietário da casa afetada pelo deslizamento”, lembra a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon.