Diácono Tiago Mota, de 29 anos, é o mais novo padre em Araranguá
A Paróquia Sagrada Família, em Araranguá, acolheu na tarde dessa sexta-feira, dia 30, a missa com o rito de ordenação presbiteral do até então diácono Tiago Mota da Silva, de 29 anos. O mais novo padre diocesano recebeu o sacramento diante de seu pai, familiares, padres, religiosas, leigos e leigas, pela imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach.
“Todo o povo de Deus que Ele irá te confiar agora é parte da sua família, a nossa Igreja é tua família”, destacou Dom Jacinto enquanto o diácono Tiago escutava suas palavras. Para o epíscopo, os céus sempre estão em festa quando na terra um padre é ordenado. “Receberás o Tríplice Múnus, te tornarás rei sacerdote e profeta, algo que seguirá para toda a vida, confie sempre no Espírito Santo, para que em nome de Deus ele toque o teu coração e a tua mente para te acompanhar aonde fores enviado”.
Porque assim foi do teu agrado
Com o lema de ordenação “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”, extraído do Evangelho de Mateus, a Palavra de Deus evidencia o amor dos seus filhos e filhas confiantes no seu desejo bondoso de Pai. Dom Jacinto destacou ainda que o sofrimento é algo presente na vida de muitas pessoas, mas que Deus sempre está de braços abertos para confortar o coração daqueles que sofrem. “O sacerdote tem a missão do serviço, de ir ao encontro das pessoas segundo o coração de Jesus deseja.
O rito da ordenação
O Diácono Tiago foi apresentado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá, padre José Aires de Souza Pereira. Seguindo o rito, após a homilia, o diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória.
Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de seu padrinho de ordenação, padre José Aires. Padre Tiago teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo; as mesmas foram desenroladas por seu pai, que recebeu a primeira bênção do novo sacerdote. Na sequência, padre Tiago recebeu o cálice e a patena. Os momentos foram acompanhados pelo público presente que sob aplausos acolhia o novo presbítero da Diocese de Criciúma.
Gratidão e consagração
Ao final da missa, o novo padre proferiu sua mensagem de agradecimento. “Agradeço primeiramente a Deus que me chamou a vida e tendo me chamado a essa vocação me guiou e sustentou até aqui. Agradeço a Diocese de Criciúma, nosso bispo e a minha família, por todo amor, incentivo e amparo”, disse o novo padre diocesano, estendendo seu agradecimento aos padres, religiosas, paróquias e pastorais em que esteve ao longo de sua caminhada como seminarista e diácono.
O novo padre encerrou convidando toda a comunidade para se consagrar a Maria Santíssima. Padre Tiago realiza sua primeira missa neste sábado, às 10h, na comunidade Menino Jesus, no bairro Sapiranga, em Meleiro.