Covid 19 : Arroio do Silva está sem vacina para doses de reforço
Secretaria de Saúde informa que não há 3ª e 4ª dose disponíveis
A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva informa que, no momento, não há terceiras e quartas doses da vacina contra Covid-19 disponíveis. Comunicado foi emitido na tarde desta quarta-feira, dia 29. Assim que chegar novo lote de vacinas, a população será informada.
Criciúma, já iniciou aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas podem ser Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais, que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço preferencialmente com a vacina Pfizer, se não estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac.
Morro da Fumaça inicia busca ativa nas escolas para verificar as cadernetas de vacinação
Diante da baixa cobertura vacinal dos imunizantes de rotina, a Secretaria do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça iniciou nesta semana uma busca ativa nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes. Caso o status vacinal básico esteja atrasado, os pais serão informados.
A ação teve início na última segunda-feira, 27, e segue até a sexta-feira da próxima semana, dia 8, em toda a rede de ensino de Morro da Fumaça. “A cobertura vacinal está muito abaixo do ideal. Se antes atingíamos índices de mais de 90% na aplicação, neste ano não estamos chegando nem aos 40%. Por isso, vimos a necessidade de iniciarmos essa busca ativa nas escolas e CEIs para mudarmos o cenário”, explica Marijane Felippe, secretária do Sistema em Saúde.
De acordo com Kellen Vieira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, não serão cobradas vacinas contra a Covid-19 ou Influenza, apenas aquelas que compõem o calendário básico de imunização. “A gente verifica a caderneta e, quando o status está atrasado, mandamos um recadinho para os pais. Estamos em busca desde as crianças do berçário, menores de um ano, a até os adolescentes de 17 anos”, observa.
A baixa procura se estende aos imunizantes da Poliomelite; BCG/Tuberculose; Sarampo/Caxumba/Rubéola; Tetra Viral; Penta Valente; Meningite C; Varicela; Rota Vírus; Pneumocócica 10 Valente; Febre Amarela; Hepatite A; DTP; HPV; Meningocócica ACWY; Hepatite B.
“Algumas dessas doenças já estão erradicadas no Brasil, mas os casos começaram a aumentar em outros países. Com uma baixa cobertura vacinal, corremos o risco de esses vírus voltarem a circular entre a população, causando severos danos para a saúde”, alerta a enfermeira.
Salas de vacinação fechadas
Durante a realização da ação, algumas salas de vacinação estarão fechadas para atendimentos, já que as profissionais da Unidade de Saúde do bairro estarão nas escolas. Confira o cronograma:
29/06 – Centro / Naspolini / Estação Cocal
30/06 – Centro / Naspolini / Graziela
01/07 – Jussara
04/07 – Graziela / Jussara
05/07 – Estação Cocal / Jussara / Centro / Graziela
07/07 – Todas as salas estarão fechadas apenas no período da manhã
08/07 – Cohab / Estação Cocal