Bolsonaro tem 45,1% e Lula 29% dos votos em SC, aponta pesquisa
Seguidos de Ciro Gomes com 6,2%, Vera Lúcia com 1,6% e Simone Tebet com 1,4%
Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, com a população de Santa Catarina, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para o Palácio do Planalto nas eleições de outubro. A pesquisa estimulada, divulgada nesta terça-feira, dia 14, traz que 45,1% dos catarinenses pretendem votar no atual chefe do Executivo e 29%, no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o segundo colocado. As informações são do Metrópoles.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Na versão estimulada, em que uma lista de nomes é apresentada ao entrevistado, a diferença entre os dois candidatos é de 16,1 pontos percentuais. Na sondagem, Ciro Gomes (PDT) aparece no terceiro lugar, com 6,2% das intenção de votos; seguido de Vera Lúcia (PSTU), que tem 1,6%. Na quinta posição, a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, soma 1,4%. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Ávila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) têm menos de 1% das intenções de voto.
Eleitores que pretendem votar branco ou nulo somam 8,8%. Outros 5,5% não souberam ou não quiseram responder. No levantamento espontâneo – no qual nenhuma alternativa é apresentada ao entrevistado –, 41,6% não sabem ou não responderam, enquanto 6,2% apontaram que não votariam em ninguém, em branco ou nulo.
Bolsonaro aparece na liderança, com 31,2%, e Lula está em segundo, com 18,3%. Depois vêm Ciro Gomes (1,2%), Simone Tebet (0,7%), Felipe D’Avila (0,3%), Pablo Marçal (0,3%) e André Janones (0,1%). Somados, os demais candidatos chegam a 0,2%.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa de opinião pública realizada em Santa Catarina utilizou uma amostra de 1.540 entrevistados, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. Foram questionados pessoalmente eleitores de 16 anos ou mais, moradores de 62 municípios, entre os dias 9 e 13 de junho de 2022.
O nível de confiança da pesquisa é estimado em 95%, com margem de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02099/2022.