Operação ‘4 linhas’ faz buscas na casa de ex-presidente da Chapecoense
Investigação da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó apura a ocorrência de possíveis crimes de furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica e organização criminosa praticados no clube entre 2017 e 2019
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Chapecó realiza a operação “4 Linhas” na manhã desta quinta-feira, dia 19. De acordo com informações do NDmais, o Grupo fez buscas na casa do ex-presidente da Chapecoense, Plínio David De Nes Filho, o Maninho, em Chapecó. Ele deixou a casa no bairro Maria Goretti, perto da Arena Condá, dentro de uma viatura.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, nove mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, estão em cumprimento, tendo alvos, além de em Chapecó, em São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Campinas(SP) e Valinhos (SP).
A operação do Gaeco de Chapecó conta o com apoio dos núcleos regionais do Grupo em São Miguel do Oeste, Itajaí e Campinas/São Paulo. A investigação tramita em sigilo.
A 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó investiga a ocorrência de possíveis crimes de furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica e organização criminosa praticados, em tese, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019.
De acordo com o MP, o nome “4 Linhas” foi escolhido em alusão ao movimento feito para indicar a consulta ao VAR.
Ex-presidente assumiu função após desastre aéreo
Plinio era presidente do Conselho Deliberativo e assumiu a cadeira presidencial pela primeira vez em dezembro de 2016. Logo após o desastre aéreo que vitimou o presidente da época, Sandro Pallaoro, funcionários, atletas e membros da imprensa e da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Maninho permaneceu no cargo de 2016 a 2019, tendo sido reeleito uma vez. Alegando problemas de saúde, ele se afastou da presidência em 2019. A Chapecoense acumula dívidas de mais de R$100 milhões e chegou a pedir na Justiça recuperação .
O que é o Gaeco?
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.