Autorizada transferência de criança de Içara para UTI em Tubarão
Caso de Aldo Luiz Francisco Neto, de um ano e seis meses é urgente, já que o menino precisou passar por uma cirurgia na cabeça após cair da cadeirinha
Foi confirmada na tarde desta segunda-feira, 16, pela assessoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, a transferência do pequeno Aldo Luiz Francisco Neto, de um ano e seis meses, para a UTI pediátrica. “Estamos no aguardo da alta de um outro paciente para o leito ser liberado”.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O caso de Aldo é urgente, já que o menino precisou passar por uma cirurgia na cabeça após cair da cadeirinha. O pai, Abner, já aguardava a ida do filho para a UTI desde o início desta tarde. “Nos informaram que um médico iria nos ligar para confirmar. Conversamos com ele às 13 horas e estamos no aguardo. O Aldo fez uma tomografia e agora falta o laudo. A anemia já foi resolvida e os sinais estão todos bom. Agora só depende dele mesmo. Mesmo assim precisa de um leito de UTI pediátrica urgente”, fala em tom entristecido.
Entenda o caso
A luta da família pela vida de Aldo iniciou no final de semana. O menino de um ano e seis meses de Içara teria caído da cadeirinha e batido a cabeça. Os pais acalmaram a criança e após um tempo ele acordou passando mal, vomitou e desmaiou. Ele foi levado para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Após foi transferido para o Hospital São José para a realização de uma tomografia e teve que passar por uma neurocirurgia de urgência.
“Quando foi visto ele realmente ia precisar da cirurgia era de madrugada, aí trouxeram a gente para cá de ambulância. Ele entrou na sala de cirurgia. Quando saiu, o médico disse que precisava do leito de UTI, mas não estava conseguindo”, relata a mãe Claudia. No momento ele está internado no Hospital São José.
De acordo com o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), o caso foi atendido em caráter de urgência após a criança sofrer um traumatismo craniano. Sendo levado ao Hospital São José para a definição de um diagnóstico. Ao retornar ao Santa Catarina “a equipe de plantão do pronto-socorro constatou hematoma subdural, com indicação de cirurgia de emergência, quando foi novamente encaminhada ao Hospital São José que possui equipe e estrutura habilitada para tal procedimento. Após o ato cirúrgico a criança permaneceu entubada e necessitando de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Materno-Infantil não dispunha e ainda não dispõe de leito para receber esse paciente”, destaca a nota divulgada pelo hospital.