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Porque não usar preto no trabalho

Calma, vai poder usar desde que saiba exatamente o que está fazendo quando usa preto para trabalhar e aproveitar a cor a seu favor ao invés dela sabotar teus interesses.

Para começar: o preto é uma cor bem escura e dentro das mensagens que transmite estão significados como: formalidade, rigidez, severidade, distanciamento, negação, mistério, autoridade e tristeza. Você concorda comigo que não são mensagens tão boas para comunicar no trabalho, certo? Principalmente se você tiver um cargo de liderança, precisar se conectar com pessoas ou aproximar clientes, vestido de preto irá dificultar.

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Nesse sentido, minha sugestão para você manter a neutralidade no ambiente de trabalho e manter seu estilo básico, sem comunicar essas mensagens negativas, é usar as cores neutras escuras. Exemplo: azul marinho, cinza, verde escuro, marrom, bordô ou beringela. Confie em mim, são cores com mensagens bem melhores e fáceis de combinar porque são todas neutras, então elas combinam tranquilamente entre si ou com as cores neutras claras.

Agora é certo que o preto também tem outros significados como: poder, sofisticação e elegância. Se você quiser somar essas mensagens e couber na sua imagem o afastamento das pessoas ao invés da aproximação, vá em frente! Para cargos de pessoas que estão bem posicionadas ou desejam somar maturidade e potência na sua imagem, funciona muito bem. Veja esses exemplos nas fotos, como conseguimos projetar essas mensagens poderosas, mas que não trazem proximidade.

 

Outro ponto é que normalmente o preto é usado para esconder a própria identidade, significa que poucas pessoas gostam verdadeiramente da cor e usam com consciência que combina com seu estilo, a maioria veste porque está na zona de conforto ou porque “preto não tem erro”. Ledo engano! É mais fácil errar em uma combinação usando preto do que cor colorida. Por isso é importante ter a segurança para usar a cor e vestir de fato suas mensagens, trazer essa postura para si, caso contrário ela só te te apagar e prejudicar.

E lembrem-se: tudo na sua imagem comunica, a leitura é feita do conjunto. Hoje aprendendo sobre o preto, você aprendeu sobre o efeito de uma cor, mas ainda é preciso ler a mensagem do tecido, modelagem, combinação e o restante que está fora da roupa: cabelo, maquiagem, acessórios e sapatos.

Aprendendo a comunicação como um todo, facilita na decisão de escolher o que melhor externa seu potencial!

 

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