Aulas suspensas e alerta máximo devido a ciclone no Sul; veja a previsão
Aulas foram suspensas em algunas municípios do Extremo Sul e a Defesa Civil segue em alerta máximo devido a formação de um ciclone que ocasiona fortes chuvas e risco de temporal em todo o Sul catarinense
Aulas suspensas na Amesc e alerta máximo em todo o Sul catarinense devido a formação de um ciclone extratropical e uma frente fria. Esta terça-feira, dia 3, segue com chuva, tempo fechado e risco de temporais durante todo o dia. A temperatura deve permanecer entre 16ºC e 17ºC.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Este tempo deve se manter até ao menos a madrugada de quinta-feira, dia 5, quando o Ciclone Extratropical deverá chegar em alto mar. A previsão é que chova cerca de 300mm em toda a região. Por isso a Defesa Civil de Santa Catarina segue em alerta, principalmente, devido ao risco alto para o Sul de temporais e chuvas intensas que podem ocasionar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e transbordamentos de rios e córregos.
Visando tentar evitar o transbordamento dos rios, a recomendação da Defesa Civil, juntamente com a Epagri, é de que os agricultores e produtores de arroz mantenham fechadas as saídas de água das lavouras a partir da tarde desta terça-feira, dia 3. Para, assim, evitar que maiores transtornos nas zonas de risco de alagamento nos rios e córregos que passam pela propriedade.
Além disso, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de rajadas de vento de moderada a forte intensidade entre 50 a 80km/h.
Aulas suspenas em municípios da Amesc
Por recomendação da Defesa Civil, Araranguá, Praia Grande, São João do Sul, Ermo, Maracajá e Balneário Gaivota suspenderam as aulas nesta terça-feira, dia 3. Além desses municípios, Turvo suspendeu as aulas do Ensino Fundamental, mas manteve nas creches que estão situadas no centro do município com menor risco de alagamento.
Em Tubarão as aulas seguem normalmente, porém, os pais que quiseram deixar os filhos em casa o podem fazer sem que eles levem falta. A decisão da Secretaria de Educação e Defesa Civil ocorre devido ao risco de alagamentos em alguns pontos da cidade. Uma nova avaliação será realizada a tarde.
Balsa suspensa em Araranguá
Além das aulas, em Araranguá o serviço de balsa foi paralisado devido as chuvas nesta terça-feira, dia 3. A balsa atravessa o Rio Araranguá e liga o Balneário Ilhas ao município.
Rio Tubarão está com dois metros acima do nível
O Rio Tubarão está em constante monitoramento pela Defesa Civil. Até este momento, o rio está dois metros acima do nível normal. Situação considerada de ‘segurança’, tendo em vista que, segundo a Prefeitura de Tubarão, o estado de emergência ocorre quando o rio atinge 5 metros acima do nível.
Em caso de ocorrências ligue 199 ou 193. Em Criciúma o telefone 199 está apresentando instabilidade, por isso, a Defesa Civil do município pede para que as pessoas entrem em contato através do (48) 99162 9006.
Veja a previsão do tempo completa para SC:
Veja como está o mar em Balneário Rincão:
Leia Mais
Defesa Civil orienta por suspensão das aulas nesta terça-feira
Veja quais cidades estão sob alerta da defesa civil para temporais
Risco alto para alagamentos, vendavais e deslizamentos no Sul