Dia D: Criciúma aplica 5,2 mil doses de vacina e supera expectativas
Ação aconteceu neste sábado, dia 30, nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade
O Dia D de vacinação contra a gripe (influenza) e do sarampo superou as expectativas em Criciúma. Foram 5.241 doses aplicadas. A ação aconteceu durante este sábado, das 8 horas às 17 horas em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Das doses aplicadas, 3.011 foram da influenza, 1.877 do sarampo e ainda 353 de Covid-19. A equipe de Saúde de Criciúma tinha como objetivo aplicar pelo menos cinco mil doses de imunizantes e comemora o resultado. “Foi um excelente dia de vacinação aqui em criciúma. O tempo colaborou, não choveu, o que ajudou para que as pessoas procurassem os postos de vacinação”, relata o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Na UBS do bairro Santa Bárbara, em Criciúma, a movimentação foi intensa durante todo o dia. Somente nesta unidade, cerca de 100 pessoas foram imunizadas, entre crianças e adultos. Os colaboradores chegaram a distribuir senhas para facilitar o atendimento. “Fazia tempo que não víamos uma campanha assim tão movimentada. A adesão da vacinação das crianças estava baixa, mas hoje superou as expectativas”, relata a gerente da unidade de saúde, Francielle Lazarin Gava.
Segundo Bucco, cerca de 20% de cada grupo contemplado com a vacina foi imunizado. Foram vacinados 45% dos idosos, 35% trabalhadores de saúde e 20% das crianças, que começou a vacinação hoje.
A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que iniciou em 4 de abril. Receberam os imunizantes os trabalhadores da área de saúde e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Os idosos acima de 60 anos receberam apenas o imunizante contra a influenza.
Leia mais: