Inovação e oportunidades no Startup Wekeend Criciúma
Com 100 participantes divididos em 13 times/empresas, Startup Weekend Criciúma encerrou neste domingo, dia 10
Doação móvel de sangue, recrutamento de atletas, crédito de carbono para empresas e através da gamificação levar o aprendizado para autistas. Essas foram algumas das ideias estruturadas em ‘negócios’ durante o Startup Weekend Criciúma. Com a participação de 100 pessoas distribuídas em 13 times/empresas, a sexta edição do evento foi um sucesso e encerrou neste domingo, dia 10.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Foi um sucesso. Tivemos 100% de participação nos três dias, algo inédito. Um recorde. Ao todo foram 49 ideais geradas e dessas 13 foram selecionadas. Como organizadores nos surpreendeu a qualidade das equipes e a harmonia que tivemos durante todo o evento”, destaca uma das 11 organizadoras voluntárias do evento, Tainá Ferro.
Segundo ela, na sexta-feira, dia 8, foram divididas as equipes e ideias. Já no sábado, dia 9, foi o dia das equipes validarem as soluções e estruturarem as ‘empresas’. Neste domingo, dia 10, foram realizadas as apresentações para três jurados onde foram selecionadas as três ideias vencedoras e uma menção honrosa.
“Nossa ideia é instigar cada vez mais os participantes simulando situações da vida real. Apesar de terem ideias que podem se tornar negócios, o principal foco do evento é ensinar esse ‘como’ tirar uma ideia do papel e repassar conhecimento”, explica Tainá.
Ao todo 13 mentores de todo o Brasil realizaram palestras e auxiliaram as equipes na organização de cada ideia.
No Startup Wekeend uma oportunidade de trabalho
Muito mais que uma aula sobre conhecimento e inovação, o Startup Wekeend levou ao adolescente, Marcos Davi, de 14 anos, uma oportunidade. Ele irá realizar uma entrevista de emprego na Betha Sitemas após a história dele ganhar o evento.
“Aprendi muita coisa, espero evoluir muito com isso e levar o que aprendi para fora daqui”, ressalta o adolescente.
Marcos foi um dois cinco participantes do evento que são alunos do curso Ser Empreendedor da Associação Beneficente Abadeus. Morador do bairro Presidente Vargas em Içara, a história dele chamou a atenção e os monitores o presentearam com um skate novo. Principal meio de locomoção do estudante do nono ano.
“Espero que eu vá daqui para melhor”, ressalta o jovem que participou da equipe Use. “Nosso problema era o que fazer com as coisas que as pessoas compram e se arrependem ou que não utilizam mais.Então nossa ideia foi a criação de uma plataforma que permita ao dono dessas coisas alugá-las”, sintetiza o jovem.
Confira o momento emocionante em que marcos foi presenteado com um skate novo pelos monitores- Vídeo: Lucas Colombo/Portal Litorral Sul
Vencedores são escolhidos
Neste domingo, dia 10, as 13 equipes apresentaram as ideias para uma banca de três jurados. Essa apresentação é chamada de Pitch. Após as apresentações a equipe Autblue, foi a vencedora que desenvolveu uma solução para o aprendizado de crianças autistas.
Já a equipe CCBusiness – solução de certificação e venda de créditos de carbono para empresas- ficou em segundo lugar e a iDrink – uma plataforma que otimiza a comercialização de bebidas em bares- ficou na terceira colocação. Já a Meu Carro Quebrou (plataforma que auxilia pessoas a resolver problemas com automóveis) recebeu uma menção honrosa dos mentores.
“Uma ideia boa com pessoas não comprometidas não evolui. Por isso me apaixonei por esse ambiente, uma oportunidade incrível de criar um produto novo, mas também de networking”, frisa André Kaufman da Luz, integrante do time campeão e estudante de Administração em Comércio Exterior.
Compuseram a banca de jurados, o CEO da Nex Fit, Douglas Waltricke, a fundadora da SNR estilo e décor, Daiane Nazário e a mentora empresarial, Vanilsa Oliveira.As instituições de ensino Unesc e UniSatc foram as apresentadoras desta edição. Junto delas a Betha Sistemas auxíliou e foi onde ocorreu o evento. Esta edição contou ainda com o patrocínio do Sebrae, através de diversos parceiros.
Evento mundial
O Startup Weekend é um evento mundial, com edições promovidas em cidades de 150 países e, em nível regional possui um papel de motivar e catalisar o ecossistema de inovação, na avaliação de Marcelo Michels, líder do time de organizadores voluntários. Antes de chegar a esse fim de semana, foram realizados oito pequenos eventos para divulgar o Startup Weekend, os quais impactaram um total de 600 pessoas.