Ensino online dá um grande passo no Sul catarinense
Parceria inédita entre Instituto Mix e Unesc irá proporcionar cursos de graduação online em diversas cidades do Brasil
Durante a pandemia da Covid-19, um setor que já vinha em crescimento ficou altamente aquecido: o de Ensino a Distância (EAD). Segundo dados da Catho Educação, em 2020, houve um aumento de 70% na procura de cursos virtuais.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“A pandemia acelerou o processo de educação online que já vinha acontecendo. A pandemia acelerou e esse legado ninguém mais tira. A graduação existem vários players no Brasil que tem crescido e a cultura no nosso país já entendeu que é possível adquirir conhecimento via online”, comenta o CEO do Instituo Mix, Alex Cavalheiro.
Neste sentido, a Unesc Virtual, com um modelo próprio, oferta cursos EAD de graduação, tecnólogo, entre outros. Nesta terça-feira, dia 5, a Universidade deu um grande passo e selou uma parceria com o Instituto Mix de Araranguá. Com um know how na oferta de cursos profissionalizantes de forma presencial, híbrido e online, é a primeira vez que o Mix poderá ofertar cursos de graduação.
“Desta forma o instituo mix, uma rede de franquias com mais de 600 polos em todo o Brasil, realizou essa parceria com a Unesc. Para expandir dentro das nossas franquias a graduação. Uma parceria muito vencedora. Hoje estão sendo aprovados 32 polos a nível Brasil da Unesc e a médio e longo prazo a ideia é alcançar todas as franquias e a Unesc estar em todo o Brasil através do Instituto Mix”, ressalta Cavalheiro.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a parceria é mais um passo para levar a marca da Unesc Virtual para todo o país. Tendo em vista que a universidade já está em 50 países através de diferentes parcerias.
“Nós temos hoje lançados 12 cursos na Unesc Virtual, estamos com outros 70 em processo de autorização junto ao Ministério da Educação”, ressalta a reitora. “Estamos começando com 32 polos, mas nossa meta é 250 até o final gestão que é o que podemos ter pela característica de sermos universidade. Então sim, ela cumpre a nossa estratégia de nacionalizar a nossa universidade”, completa Ceretta.
Ela ressalta, ainda, a expertise do Instituto Mix e o conhecimento que possui por ser da região Sul catarinense. “Mix é da nossa região, é um case de sucesso. Uma escola reconhecida no Brasil e América Latina com mais de 600 polos”, afirma. “Não há no Brasil uma parceria como essa de uma universidade comunitária com uma escola profissionalizante que tem todas as premissas que o Instituto Mix tem”, destaca Ceretta.
Primeiro franqueado recebe certificado
Durante a cerimônia realizada nesta terça-feira no Auditório Ruy Hülse na Unesc, Ceretta e Cavalheiro entregaram um certificado ao franqueado do Instituto Mix, Rodrigo Pereira Pauculski. Ele irá levar a Unesc Virtual para Osório e Tramandaí no Rio Grande do Sul.
“Essa parceria com a Unesc é muito promissora”, diz ele. “Estamos há cinco anos na rede Mix e ao longo do tempo muitas universidades nos procuraram para colocar um polo. Ficamos felizes que aguardamos e esperamos o momento certo que é este aqui. Valeu a pena esperar. Parabéns Unesc e Instituto Mix”, comenta Rodrigo.
A meta é que a Unesc Virtual faça parte, até o final do ano, de 100 franquias em todo o Brasil do Instituto Mix. Todos os franqueados passam por uma série de dez capacitações no intuito de detalhar os processos que envolvem o modelo de ensino da Unesc Virtual.
Confira algumas cidades que terão polos da Unesc Virtual/Instituto Mix:
- Caxias do Sul -RS
- Farroupilha- RS
- Feliz- RS
- Florianópolis (Centro) -SC
- Florianópolis (Norte)-SC
- Foz do Iguaçu -PR
- Garibaldi -RS
- Guaporé -RS
- Lauro Muller -SC
- Marau -RS
- Niterói- RJ
- Osório-RS
- Ourinhos- SP
- Passo Fundo -RS
- Petrópolis-RJ
- Pinhais -PR
- Porto Velho – RO
- Rio de Janeiro -RJ
- Sapiranga -RS
- Tramandaí-RS