Notícias de Criciúma e Região

Comissão de Defesa dos Animais da OAB tem nova presidente

A Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsessão de Criciúma ganhou ontem uma nova presidente, a professora e advogada Rosane Machado de Andrade, que terá como foco de sua gestão a articulação de setores da sociedade em torno da conscientização para a guarda responsável e combate aos maus-tratos. “Ninguém age sozinho ou é capaz de solucionar todos os problemas, mas, como conheço de perto a realidade da causa, pretendo organizar, inclusive junto ao Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma (NBEA), campanhas de conscientização, adoção responsável e castração”, planeja a advogada, tutora de seis simpáticos “vira-latas” e militante da causa animal há sete anos. Mapear os locais de maior incidência de abandono no município e exigir apoio do poder público nos resgates, em casos de denúncias de maus-tratos, é outro projeto a ser levado adiante por Rosane à frente da Comissão da OAB. “Sabemos que o NBEA está com planos de ser casa de passagem, o que será vital para o apoio aos protetores nos resgates de maus-tratos e também para o restabelecimento de animais em situação de rua após passarem por cirurgias de castração ou em recuperação de doenças e acidentes”, pondera a advogada. Sobre as comissões da OAB, ela diz que são fundamentais para a aproximação da Ordem com os cidadãos e com os próprios advogados. “Todas as comissões tratam de problemas pontuais e o objetivo é trabalhar de forma articulada na solução das demandas sociais representadas nesses núcleos”, finaliza.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Advogada coleciona histórias de resgate

Em seu livro, Rosane conta a história de seus resgates, incluindo da turma que hoje vive feliz ao seu lado

A advogada Rosane Machado de Andrade conta que gosta de animais desde sempre, mas que a militância em torno da causa teve início quando mudou-se para Criciúma e passou a acompanhar de perto a situação dos cães em situação de rua. Isso faz cerca de seis anos, não por coincidência, a idade de seu primeiro pet adotado, a Cacau, cachorrinha de sorte escolhida entre uma ninhada em uma feirinha de adoção da Ong SOS Vira-Lata. Logo depois veio o Caco, filhote adotado em uma petshop, e a família não parou de crescer. Hoje são seis moradores de patas no apartamento que a advogada divide com seus pais. Chico, Blue, Floquinho e Zezinho já chegaram adultos, todos oriundos de resgate e para ficarem por pouco tempo, em regime de Lar Temporário, mas o amor os fez ficar para sempre. O amor e a falta de adotantes, já que o número de animais nas ruas, infelizmente, ainda é maior que os lares disponíveis a acolhê-los. No livro “Por Todos que me Resgatei”, Rosane conta a história da turma que cuida em casa e também de tantos outros que encaminhou em sua curta, porém intensa, trajetória como protetora. Que tenha sucesso em mais esse capítulo, agora à frente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB Criciúma!

Instituição protege cães comunitários

Alimentação, carinho e abrigo aos animais do centro estão entre as ações dos voluntários da Pipa

Tratar e monitorar animais comunitários é o principal objetivo dos Protetores Independentes da Praça do Congresso (Pipa), fundada há três anos e reconhecida institucionalmente há um ano, quando passou a ter CNPJ. Fundadora da Ong, a advogada Rosane Machado de Andrade explica que os animais comunitários são reconhecidos pela Lei Municipal de Bem-Estar Animal de Criciúma (Lei 7367, de 2018), que os define como “todo aquele que, apesar de não ter tutor definido e único, estabelece com a população do local onde vive vínculos de dependência e de manutenção”.

Entre as ações realizadas pelos integrantes da Pipa estão a alimentação diária de cães residentes no centro da cidade, entre as praças do Congresso e Nereu Ramos, assim como os cuidados com sua saúde. Segundo a protetora, hoje aproximadamente 10 cães comunitários são atendidos pela Pipa, todos eles vacinados e castrados. A protetora enfatiza que os “clientes” da Pipa são cães amigáveis e sociáveis e estão prontos para adoção responsável. O Animal Comunitário também é reconhecido por Lei Estadual, de 2020, que prevê multa administrativa a cidadãos e instituições (públicas e privadas) que pratiquem ações contra a alimentação e demais cuidados dispensados pelos cuidadores comunitários aos animais tutelados. Mais informações sobre a Pipa no link https://www.instagram.com/protetorespipa/

Animal.com sorteia obras de arte

Imagine ganhar um óleo sobre tela retratando seu melhor amigo, assinado pela artista plástica criciumense Morgana Bruning. Esse é apenas um dos prêmios da rifa organizada pela Ong Animal.com, que corre nesse sábado, dia 26, e oferta aos vencedores outras obras de arte: dois óleos sobre tela de natureza morta, de Cleusa Soares, uma peça utilitária em cerâmica, por Zaira de Luca, e um óleo sobre tela de São Francisco de Assis, de Morgana Bruning, além de um ensaio com a fotógrafa Deise dos Santos e uma bicicleta Aro 26 doada pela Livraria Leila e Colégio Rogacionista. O mais interessante é que adquirindo um bilhete você estará contribuindo para o tratamento de saúde de cães e gatos resgatados pela Animal.com e hospedados nos lares temporários de voluntários. Contato por WhatsApp, com Christophe, telefone 48 9964-4651, ou Karina, 48 9840-6031.

“Me leva”

Essa turminha felina está para adoção responsável. Dois machos e duas fêmeas. Contato pelo WhatsApp 98831-3288, ou com a coluna, 98831-2996.

Filhotão G

Amoroso cãozinho, porte grande, também está à espera de um lar para chamar de seu! Contato no WhatsApp 48 99964-9585, ou com a coluna, 98831-2996.

Manos para adoção

Vítimas de abandono, esses dois filhotes fofos estão sendo cuidados na Unilivros, da Unesc, e estão para adoção responsável pelo WhatsApp 48 99603-9833.

Você também pode gostar