Autista passa em 1º lugar para Medicina na federal
Com muita força de vontade, Elizeu Augusto de Freitas Junior, de 19 anos, estudava oito horas por dia em casa
Um jovem autista foi aprovado em primeiro lugar em Medicina na federal. Elizeu Augusto de Freitas Junior, de 19 anos, tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). Com muita força de vontade, o jovem estudava oito horas por dia em casa.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
No ano passado, ele realizou a prova do Enem pela primeira vez e no mês passado recebeu a notícia de sua aprovação em Medicina. Agora a família que mora em Candeias do Jamari, em Rondônia, se prepara para acompanhar o filho na Universidade Federal de Jataí, em Goiás.
Falta de inclusão
Desde quando foi diagnosticado autista, aos 12 anos, ele e a família passaram por muitas dificuldades, entre elas, a falta de inclusão na escola. Porém, Elizeu conseguiu se desenvolver e superar essa barreira, por meio do próprio esforço. Mesmo reprovando no ensino fundamental, ele não se abalou e conseguiu terminar os estudos. Incentivado pela família, principalmente pelo irmão, o rapaz decidiu insistir no sonho de fazer faculdade e se tornar um profissional na área de saúde. Com apenas uma vaga na cota para pessoas com deficiência, o jovem conquistou o primeiro lugar.
Incentivar pessoas autistas
Elizeu pretende se especializar em neurologia. O futuro médico também quer incentivar famílias e as pessoas autistas. “Somos capazes de realizar qualquer um dos sonhos que tivermos. Tudo é dedicação e esforço. A gente só precisa acreditar no nosso potencial”, finalizou.
Colaboração: Rondônia Ao Vivo