Máscara: ainda é obrigado usar na Região Sul? Confira;
Estado discute a possível liberação de máscaras em Santa Catarina
A possível liberação do uso de máscaras em Santa Catarina anunciada pelo governador Carlos Moisés traz dúvidas aos cidadãos quanto ao uso do item de segurança em cada município. Na última semana, um decreto estadual desobrigou o uso de máscaras para crianças de 6 a 12 anos. Para os adultos, o uso em lugares abertos, sem aglomerações, também já é opcional em todo o Estado.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Em Criciúma, o uso de máscaras segue conforme o decreto do Estado, ou seja, crianças de 6 a 12 anos fica a critério dos pais. Adultos estão liberados do uso do item em locais públicos, seguindo as regras estabelecidas pelo decreto. “Temos hoje apenas o decreto estadual em vigor e seguimos ele. Permanecemos com aquilo que está regrado no Estado. Uso da máscara é obrigatório em lugares fechados e abertos com aglomeração”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco.
Araranguá, Laguna, Içara e Morro da Fumaça também informaram que estão seguindo o decreto estadual. Já Tubarão enfrenta uma baixa na procura pela vacinação infantil. Desta forma, o município decidiu orientar os pais que permaneçam usando máscaras nas crianças, principalmente nas escolas.
“A máscara é uma medida importante de prevenção. Nós temos 43% de crianças nesta faixa etária que já estão vacinadas e precisamos vacinar todas. Que esse decreto não sirva para que as pessoas pensem que a pandemia acabou, pois ainda existe o risco das crianças transmitirem ou pegarem o vírus em ambientes fechados”, alerta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.
Leia mais:
Uso de máscaras pode ser liberado em breve em Santa Catarina